top of page

Semana da Cultura e Semana do Legislativo movimentam aniversário de Piratini


Renato Borghetti Quarteto se apresenta em frente à SRP na terça-feira

Na semana em que Piratini completa 230 anos, a comunidade terá acesso a uma extensa programação em dois eventos que acontecem simultaneamente, a Semana da Cultura de Piratini e a Semana do Legislativo. A programação dos eventos é variada e vai de shows a palestras, passando por apresentações artísticas e de artes marciais.


A Semana da Cultura 2019, organizada pela Secretaria de Turismo, Cultura, Desporto e Lazer, começa neste domingo (30) com apresentação do projeto Caravana Lessinha e show com o conjunto Camaquã Terra Farroupilha na Sociedade Recreio Piratiniense, a SRP.


No dia 1º, a partir das 14h, haverá o encontro de etnias com palestra sobre o tema a partir das 14h na SRP.


Na terça-feira, acontece a Feira Municipal de Ciências, Matemática e Mais Saberes no Centro de Eventos, durante todo o dia, e começa a programação da Caravana Cultural Arte e Sustentabilidade às 18h, em frente a SRP, com apresentação da Escola de Música do Rotary, da Fábrica de Gaiteiros e com show de Renato Borghetti Quarteto. Na quarta, a programação da Caravana Cultural continua às 14h com aula aberta sobre os objetivos do desenvolvimento sustentável, sessão de curtas, apresentação de teatro e do projeto Favos do Sul. Às 19h, sessão de cinema com o filme Netto Perde Sua Alma. No dia 4, na SRP, acontece a apresentação das candidatas do Fashion Tour.


Na sexta-feira, a Semana da Cultura continua com palestra e exposição com o Coronel Rosa e encontro de invernadas das escolas locais na SRP. À noite, na SRP, acontece o Queijos e Vinhos beneficente a APAE com escolha da Senhorita Piratini e, no Clube 13 de Maio, o evento Um Sonho de Princesa.


No dia 6, o evento encerra com tarde cultural em frente ao Palanque, com apresentação do Studio de Dança Aline Décio, mateada e exposição de carros antigos com o grupo Identidade Velha. À noite, no Recanto Herança Farroupilha, lançamento de livro da escritora bageense Roberta Verdi, apresentação musical e o Jantar do Cordeiro.


A 13ª Semana do Legislativo, organizada pela Câmara Municipal de Vereadores, começou neste domingo com shows gratuitos dos grupos Tchê Guri e Toque Fandangueiro.


Na segunda-feira, dia 1º, as atividades serão no Galpão de Rondas do 20 de Setembro CTG, com palestra das psicólogas Gerusa Porto e Shana Della Vecchia sobre depressão e suicídio, às 10h. Às 15h será realizada Sessão Solene da Câmara.


Na terça, às 10h, a Câmara recebe o projeto Vereador Mirim, e às 14h, exibe o filme Os Senhores da Guerra. A programação de quarta-feira conta com torneios de futsal a partir das 9h no Ginásio Benoir Garcia e palestra com a historiadora Francieli Domingues às 18h no Galpão de Rondas.


Na quinta-feira, a partir das 14h no Galpão de Rondas, acontece a 1ª Mostra de Cultura e Arte Gaúcha. Na sexta, a programação conta com atletismo durante a manhã e palestra com os deputados Afonso Hamm e Sérgio Turra e o senador Luis Carlos Heinze sobre o tema Segurança Rural e Agronegócio no Galpão de Rondas. A partir das 19h, palestra com a professora de Direito da UFPel Inezita Silveira da Costa com o tema "Não fala assim comigo! Do direito ao combate à violência nossa de cada dia".


No sábado, a Semana do Legislativo encerra suas atividades com mateada e brinquedos infláveis no Palanque. Às 09h haverá atividades de ciclismo, e a partir das 14h apresentações artísticas com encenação de teatro, apresentação da invernada mirim do 20 de Setembro CTG, apresentação do coral da Igreja Luterana e apresentação da Escola de Música do Rotary.

bottom of page