Correio do Povo

4 de set de 20191 min

Deputados aprovam extinção da previdência especial na Assembleia gaúcha

Por Mauren Xavier

Após mais de duas horas de discussões, os deputados estaduais aprovaram, na tarde desta terça-feira, o PLC 383/2019, que extingue o Plano de Seguridade Social dos Parlamentares da Assembleia Legislativa. O projeto recebeu 50 votos favoráveis, que era a totalidade dos parlamentares presentes. Com a aprovação da Emenda 1, a deputada estadual Any Ortiz (Cidadania) retirou a sua proposta, que tinha texto similar e seria discutida na sequência. "Com a aprovação da emenda me sinto contemplada e retiro o meu projeto", declarou. "A Assembleia mostra, mais uma vez, consonância com o desejo da sociedade gaúcha. Política não é profissão. Se queremos uma sociedade mais justa não podemos promover desigualdades", enfatizou a deputada, após a aprovação do projeto na íntegra.

A discussão do fim da aposentadoria especial gerou embates e discussões na Assembleia nas últimas semanas. Isso porque Any Ortiz apresentou a proposta extinguindo o plano, que passou um semestre em discussão na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), após ser aprovado, a Mesa Diretora decidiu apresentar projeto praticamente igual. Assim, ambos estavam na pauta de votação nessa terça-feira.

Durante as mais de duas horas, os parlamentares se revezaram na tribuna para fazer suas manifestações. Uma delas foi proferida pelo deputado Adolfo Brito (PP), que atualmente era o único ainda integrante do Plano. Segundo ele, a decisão de votar favorável era apenas pelo 'momento político', porém, com a decisão o Parlamento perde "uma parte da sua honra". Não participaram da votação os deputados Jefferson Fernandes, Dr. Thiago Duarte, Fábio Branco, Mateus Wesp e Zilá Breintebach, além de Luís Augusto Lara, presidente da Casa.