top of page

Empenho e esperança na nova Ponte do Costa


Na quarta-feira (23/05), as 04h30min partiu para Porto Alegre uma comitiva, organizada pela Câmara Municipal de Vereadores de Piratini e lideranças locais. Fizeram-se presentes os vereadores; Macega, Jimmy Carter, Lourenço de Souza, Sérgio Castro, Carlos Caetano, José Auri e o vereador e presidente da câmara Alexis Mattos. Também na comitiva o vice-prefeito, Gilson Gomes, ACIAS/CDL representada por Maico Joanól, Dr. Francisco Luçardo representando a OAB, Marileia Leitzke diretora do Inst. Estadual de Educação Ponche Verde e representantes da imprensa local.


Pautas


10h – Deu-se inicio a uma reunião na Secretaria Estadual de Educação para pedir agilidade no processo de reforma do prédio principal da escola Ponche Verde, e também sobre a possibilidade de implantação de 2º grau na escola Republica Rio-Grandense, no bairro Cancelão, dentre outras demandas.

Resultados

  • Segundo informações do Diretor da pasta que trata com os municípios, o projeto não encontrava-se nas prioridades da secretaria para este ano, mas poderá ser incluído muito em breve. E para que isso ocorresse, foi providenciada agenda imediata com o Secretário da Casa Civil, Fábio Branco, que atendeu prontamente a solicitação e se comprometeu em colocar a reforma da escola entre as prioridades e que o próprio secretário estará acompanhando de perto para que a obra realmente aconteça.


  • A demanda da escola Republica Rio-Grandense será encaminhada para a 5ª Coordenadoria Regional de Educação para avaliação, e ao que parece, existem grandes possibilidades de implantação.


O vice-prefeito Gilson Gomes, que também responde como Secretário Municipal de Educação, solicitou aumento do valor repassado ao município para o transporte escolar, que segundo ele é insuficiente, e por isso, tem gerado uma enorme dificuldade para saldar os custos do transporte.


14h – Vereadores Alexis, Macega e Jimmy estiveram em audiência com o Secretário da Fazenda, Giovani Feltes, para solicitar seu empenho e dar celeridade para o inicio das obras da nova ponte do Costa – RS 702. Foi repassada a informação de que o recurso já está garantido e à disposição da Secretaria de Transportes, responsável pela gestão do capital que é fruto da CIDE (Contribuições de Intervenção no Domínio Econômico).


16h – A reunião foi na Secretaria dos Transportes, com toda comitiva de Piratini e vários deputados presentes. Adilson Troca, Zé Nunes, Gilmar Sossela e representantes de outros deputados que também estão em apoio a essa construção. Secretário Pedro Westphalen recebeu a demanda e mais uma vez afirmou: a construção da nova ponte está programada para ser iniciada ainda no mês de Julho, e também afirmou que o recurso já está garantido, o contato com a empreiteira que prestará o serviço será realizado na próxima semana e o DAER está acompanhando essa demanda para que não ocorram imprevistos.


Ainda foi solicitada a sinalização da rodovia RS-702, e em resposta o Diretor de Infraestrutura do DAER, Luciano Faustino da Silva, informou que a demanda já foi autorizada pela autarquia, e que a qualquer momento a empresa terceirizada que presta esse serviço no Estado estará realizando a sinalização e os reparos necessários.


O secretário Pedro Westphalen novamente se comprometeu, dizendo que a nova ponte do Costa será finalmente uma realidade e terá sua 1ª etapa concluída ainda em 2017, e que seguirá em 2018.


Ao final, a comitiva comemorou o sucesso obtido, e seguirá vigilante aos prazos informados, para que a comunidade Piratiniense não fique apenas na espera.

bottom of page