top of page

Vote na consulta popular e ajude no desenvolvimento agroindustrial de Piratini

Desde 1998 o Estado do Rio Grande do Sul instituiu, através da Lei nº 11.179, que a população define diretamente parte dos investimentos e serviços que constarão no orçamento do Estado. Esse processo foi denominado de Consulta Popular. Anualmente o Governo do Estado fixa o valor submetido à deliberação da população. Este valor é distribuído entre as 28 Regiões do Estado, de acordo critérios como a população de cada região e o Índice de Desenvolvimento Socioeconômico (IDESE).

Definido o valor para cada região, o governo e os Conselhos Regionais de Desenvolvimento (COREDES) organizam o processo de discussão em Audiências Públicas Regionais, Assembleias Municipais e Fóruns Regionais. Nos encontros, é construída uma cédula de votação regional, que é submetida aos eleitores gaúchos em um dia de votação da Consulta Popular.


A votação neste ano começa hoje (1/08) e se estende até a próxima quinta feira. Para votar é necessário ter título de eleitor, e cada votante pode escolher um dos projetos que abrangem seu município. Em Piratini as cédulas para votação estão localizadas na Emater e Prefeitura Municipal, e o pedido é para que se mobilize os votos na opção 1: “Desenvolvimento Rural: Agroindústria familiar”.


Primeira dama municipal, Marina Sinott, fala sobre a relevância de a comunidade comparecer a esta votação: “Cada voto é de extrema importância para garantirmos um projeto pra nosso município. Estamos empenhados para melhorar as condições das agroindústrias no nosso município, e quem sabe legalizar e agregar valor aos tão conhecidos e apreciados produtos da agricultura familiar”.


Lembrando que além dos pontos de votação fixos (Prefeitura e Emater), também pode se votar pelo site https://vota.rs.gov.br/register

Faça sua parte e ajude à escolher projetos que melhorem seu município!


*texto com algumas informações do site consulta popular

bottom of page