top of page

Municípios debatem criação do Consórcio do Alto Camaquã


A criação do Consórcio de Municípios do Alto Camaquã foi debatida na sexta-feira (11), em Pinheiro Machado. Uma reunião almoço na Associação Atlética Banco do Brasil (AABB) reuniu os prefeitos de Pinheiro Machado, Zé Antônio, de Piratini, Vitor Ivan Gonçalves, de Canguçu, Vinícius Pegoraro, o vice-prefeito de Bagé, Manoel Machado, o vice-prefeito de Lavras do Sul, Sergio dos Santos, e o secretário de Agricultura de Encruzilhada do Sul, Jorge André Cardoso.


A partir da reunião, os municípios decidiram dar início à formulação do estatuto do consórcio.



“Hoje há a Associação dos Municípios do Alto Camaquã, que congrega produtores, associações comunitárias, sindicatos e instituições como Embrapa e Emater. Eles constituíram uma marca e hoje comercializam produtos. Em meio a tudo isso, identificamos a falta de respaldo político a essas ações, por isso a criação do Consórcio”, explica Zé Antônio, prefeito de Pinheiro Machado.


O plano é congregar, ainda, os municípios de Caçapava do Sul e Santana da Boa Vista.


“Dificilmente um prefeito não irá aderir a uma proposta que já possui uma comunidade organizada, com associação e cooperativa formada”, avalia Zé Antônio.


Esta foi a segunda reunião para a criação do consórcio. A primeira ocorreu no mês de julho, durante a Expo Alto Camaquã, em Bagé.


bottom of page