Censo agropecuário começa na próxima semana em Piratini
Ao longo de cinco meses, os recenseadores vão visitar 5,3 milhões de estabelecimentos agropecuários em todo o país, levantando informações sobre produção, características dos trabalhadores do setor, o emprego de irrigação, o uso de agrotóxicos, entre outros temas. O papel da agricultura familiar na produção agropecuária também será pesquisado.
Há 11 anos não é feito esse recenseamento, ao todo no Rio Grande do Sul serão visitados 425 mil estabelecimentos. Em Piratini, recenseadores cadastrados já fazem pesquisas e reconhecimento de campo, onde esperam começar ainda na próxima semana o censo.
As visitas deveriam ter começado na ultima segunda-feira (02/10), porém devido à falta de alguns materiais o trabalho começará na próxima semana. No município estão presentes 15 recenseadores de Canguçu, que farão as visitas no interior e em todos os estabelecimentos que tem produção agropecuária, agrícola e produção de animais.
Dienifer Domingues, que integra a equipe, nos explicou que os recenseadores estarão todos devidamente identificados com coletes, bonés e crachás. Colhendo informações da data de referência de 30 de setembro de 2016 a 1º de outubro de 2017.
De acordo com o IBGE, em meados de 2018 os resultados dessa pesquisa nacional estarão disponíveis.