top of page

Projeto Escola de Música do Rotary Club Piratini firma parceria com UFPel


O projeto “Escola de Música Rotary- Arte, Cultura e Ação” começou há menos de dois anos com o objetivo principal: beneficiar crianças ensinando-as a tocar violão, teclado e flauta, dentre outros instrumentos, em horário inverso ao das atividades escolares. Atingindo crianças e adolescentes de todas as faixas de situação sociocultural, o projeto ganha destaque na comunidade.


Com intuito de fazer algo que de certa forma contribuísse para uma mudança em sua comunidade, Dr. Luiz Fernando Farias, membro do Rotary Club de Piratini, a partir de um artigo lido em um jornal idealizou o projeto, e sempre que pode destaca: “o principal objetivo do projeto não é formar músicos, mas sim seres humanos melhores, cidadãos”.


E também salienta que muitos o perguntaram na hora da inscrição “quando seria a ‘formatura’?”, e que isso o fez refletir. Pois, toda escola tem sua conclusão, então pós muito pensar sobre, hoje ele sabe que o término dessa fase na vida dos adolescentes - que optarem por no projeto continuar, será quando eles atingirem a vida universitária, assim completando este maravilhoso ciclo de aprendizagem, e com certeza começando outro para muitos tantos.


Dr. Luiz Fernando frisa que desde quando o pensamento da conclusão dentro da Universidade surgiu, ele já buscou contato direto com o vice-reitor da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), que é Piratiniense e se deslocou até o município para conhecer a Escola de Música, a qual ficou encantado e abriu as portas da UFPel para o projeto.


O plano é levar aos alunos da Escola de Música um contato direto com a Universidade, já como uma inserção para melhor entendimento dentro de um projeto político pedagógico em parceria.


Nessa semana, a parceria rendeu mais frutos, Ricardo, formando da área de musica (especializado em violino, dentre outros instrumentos) e bolsista de projeto de extensão da UFPel, veio para reforçar o aprendizado desses alunos Piratinienses.


Lembrando que a maioria dos alunos desse projeto são bolsistas, e ele é aberto a todas as idades e classes sociais. E conta de doações e ações para se manter.


Em breve, o projeto do Rotary vai além e terá a construção da casa de cultura na área nobre do sindicato rural de Piratini, este que será um local aberto à comunidade, para abrigar toda e qualquer manifestação artística/cultural do município. Hoje em dia a escola de música conta com mais de 50 alunos de diferentes classes sociais e idades unidos por um único objetivo: ligar a sua comunidade através dessa tão bonita expressão cultural.

bottom of page