top of page

Educação Piratiniense: Alunos ingressantes no ensino fundamental não tem vagas


Cerca de 2 meses antes do ano letivo de 2018 começar, uma preocupação entorno das crianças de 6 e 7 anos ingressantes no Ensino Fundamental: a falta de vagas. Os pais e responsáveis, que desde novembro fizeram as pré-inscrições no site da seduc-rs para garantir as vagas, há dias atrás, durante o período de confirmação das matrículas fisicamente nas escolas, receberam a resposta de que não há vagas em nenhuma das três escolas escolhidas.


Acontece que na hora da pré-inscrição, ainda em novembro, os pais tiveram que além de dados das crianças, escolher 3 escolas – teoricamente, próximas a sua casa -, para seus filhos estudarem. Porém, a maioria dos pais que residem nas proximidades do bairro vila nova e arredores, que além da Escola Inácia Machado – mais próxima, escolheram Escola Ponche Verde e Ruy Ramos – localizadas na área central da cidade, ficaram sabendo que apenas na Escola Vera Moreira – quilômetros de distância de suas casas, teria a POSSIBILIDADE de uma vaga.


De acordo com o grupo de mais de 15 mães que entraram em contato com a reportagem, já se conversou com a Secretaria de Educação do município, que diz não haver professores suficientes para o número de alunos ingressantes em Piratini.


Fabricia Krause, mãe de um ingressante e representante do grupo de mães, afirma: “Vejo isso como um absurdo, como que uns alunos vão estudar e os outros não, irão atrasar um ano letivo por "preguiça", eu corri pra tudo que foi lugar, fui na promotoria, fui nas escolas, fui na secretária da educação, e só o que eles sabem dizer é que não tem escola, como vou me deslocar da Vila Nova pra levar meu filho lá na Padre Reinaldo, com esse calor, e no inverno? Com chuva, não tem jeito, até uma mãe comentou para eles disponibilizarem uma van ou ônibus, para levar eles lá, mas como que uma criança de 6 anos vai pegar um ônibus? É um caos, nunca havia acontecido. ”


Lembrando que a lei nº 11.700, de 13 de junho de 2008 assegura vaga para toda criança a partir de 4 anos ingressante na educação infantil ou ensino fundamental no local mais próximo a sua casa.


Nossa reportagem tentou contato com a 5ª Coordenadoria Regional de Educação, visto que as escolas são de domínio do Estado, porém não obtivemos resposta.

bottom of page