top of page

Médicos cubanos deixam o RS e região Metropolitana é a mais afetada

Conselho das Secretarias Municipais de Saúde aponta que 2 milhões de gaúchos ficam desassistidos


Desde esta terça-feira, profissionais cubanos do programa Mais Médicos não estão atendendo em 290 cidades gaúchas. Com isso, muitos postos de saúde estão sem atendimento ou reduziram o número de consultas. De acordo com o Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Sul, a saída dos cubanos deixa 2 milhões de gaúchos desassistidos.


De acordo com dados do Ministério da Saúde, a região mais afetada é a Metropolitana, que está com 87 vagas, das 630 de todo o Estado, em aberto. Na região Norte, a saída dos cubanos, que deixaram o programa após declarações do presidente eleito Jair Bolsonaro, deixa 85 vagas em aberto. No Vale do Sinos, são 57; seguido pela zona Sul, 48, Serra, 43, e Centro do RS, 41.


A cidade que perdeu o maior número de médicos foi Novo Hamburgo. O município do Vale do Sinos contava com 22 profissionais. Gravataí é a segunda, com 18, seguida por Santo Ângelo (15), Porto Alegre (14), São Gabriel (13), São Leopoldo (13), Taquara (13), Pelotas (12) e Viamão (12). Das 289 cidades, 181 tinham apenas um médico cubano cada.


Edital de contratação


Para tentar diminuir o impacto no atendimento ao público, o Ministério da Saúde lançou um edital emergencial de contratação de médicos. A previsão é que os profissionais selecionados comecem a se apresentar apenas em 3 de dezembro.


Os profissionais selecionados receberão salário de R$ 11.865,60 por 36 meses, com possibilidade de prorrogação. As atividades dos médicos incluem oito horas acadêmicas teóricas e 32 em unidades básicas de saúde. Como há vagas em áreas distantes, será repassada ajuda de custo para o médico que solicitar. Além do requerimento, o profissional deverá anexar comprovantes de residência no local.


Inicialmente, estão abertas vagas para os médicos brasileiros com inscrição no Conselho Regional de Medicina (CRM) ou com diploma revalidado no país. Os profissionais podem se inscrever no site maismedicos.gov.br.


Vagas em aberto por regiões


Região Metropolitana de Porto Alegre: 87 vagas

Região Norte: 85 vagas

Vale do Rio dos Sinos: 57

Zona Sul: 48

Serra: 42 vagas

Centro do RS: 41 vagas

Noroeste: 39

Vale do Taquari: 33

Missões: 31

Fronteira Oeste: 26

Vale do Paranhana: 21

Vale do Rio Pardo: 21

Região Carbonífera: 19

Vale do Rio Caí: 17

Litoral Norte: 17

Sudoeste: 15

Nordeste: 13

Campos de Cima da Serra: 10 vagas

Costa Doce: 8


bottom of page