• www.g1.globo.com/rs

Menina de 10 anos faz bonecas 'inclusivas' em Bagé


Giovanna Petrovichi dos Passos é prenda regional do Movimento Tradicionalista Gaúcho.

No dia internacional da pessoal com deficiência, a prendinha Giovanna Petrovichi dos Passos, 10 anos, de Bagé, dá o exemplo. Solidária, já aos seis anos, “Jojô”, como é conhecida, surpreendeu ao organizar uma mostra com bonecas portadoras de deficiência, no concurso em que se tornou a primeira-prenda mirim da 18ª Região Tradicionalista.

Ela já havia doado os cabelos para vítimas de câncer, ao ver uma reportagem, na televisão, sobre uma professora que tinha a doença.

Tem boneca negra, albina, cega, de muletas e com Síndrome de Down. A avó Anelise dos Anjos conta que esse interesse da Giovanna pela inclusão surgiu de um trauma quando ela ainda era muito pequena: a prendinha sentia medo ao ver deficientes físicos na rua.

“Pra nós conseguirmos trabalhar esses medos dela, nós começamos a comprar os bonequinhos da AACD com deficiência”, explica a avó.

Ao mesmo tempo, a irmã de Giovana nasceu com uma anomalia que provoca divisão dos lábios. “A primeira boneca inclusiva que ela fez foi com lábio leporino” (foto abaixo), conta a avó Anelise. O medo desapareceu.

Incentivada pelo reality Desafio Farroupilha da RBS TV, a Giovana anunciou aos pais seu próximo desejo: confeccionar uma boneca gaiteira, e cega, para presentear a Natália Guastuci, estrela do reality apresentado pelo Jornal do Almoço.

Que prendinha especial!


  • Grey Facebook Icon
  • Grey Twitter Icon

Nativa FM 94.1 - Todos os direitos reservados © 2020