top of page

HemoPel completa 15 anos e lança site para captar doadores em Pelotas


O Hemocentro Regional de Pelotas (HemoPel) completou 15 anos na última quinta-feira (29). A instituição é responsável por unir pessoas em prol do bem, beneficiando municípios da 3ª e da 7ª Coordenadorias Regionais de Saúde, e na celebração do aniversário aproveitou para homenagear as entidades parceiras e lançar a plataforma ‘Sociedade pelo Sangue’, que busca conectar doadores e receptores para salvar vidas.


A prefeita Paula Mascarenhas, o vice Idemar Barz e a secretária de Saúde, Ana Costa, participaram das comemorações. Paula, junto ao diretor do HemoPel, Guilherme Bergmann, inauguraram a galeria homenageando as instituições Amigas do HemoPel, com descerramento de placas das entidades que integram o projeto Juntos pela Vida.




A prefeita destacou a qualidade do serviço desenvolvido pela equipe da Secretaria de Saúde que atua no HemoPel. A gestão do espaço é compartilhada entre Estado e Município, numa força-tarefa para preservar vidas.


“O Hemocentro impacta diariamente na vida de muitas pessoas e é um resguardo para aqueles que, um dia, necessitarem. Agradeço o trabalho qualificado e comprometido da equipe, que veste a camiseta da saúde e atende a todos que nos procuram. Quem precisa de sangue precisa de algo essencial e nós não podemos falhar”, disse Paula.


A secretária Ana Costa lembrou que o HemoPel foi o grande responsável por mudar a política de sangue local, se tornando uma instituição séria e essencial para a cidade. “Que uma doação anônima possa todos os dias salvar vidas”, afirmou.


O diretor do Hemocentro ressaltou a importância do trabalho do município na manutenção do serviço durante todos esses 15 anos. Segundo ele, o comprometimento da gestão municipal é a base para que tudo funcione corretamente e que quem precise encontre o atendimento.


Plataforma online


A comemoração contou ainda com o lançamento de um site que busca mudar a relação de doadores e receptores, além de ampliar o número de coletas. O ‘Sociedade pelo Sangue’, ou ‘Socilogue’, desenvolvido pelo acadêmico de Sistemas de Informação do IFSul, Francisco de Freitas, é uma plataforma online e gratuita que possibilita ao doador criar um perfil com data da última coleta e histórico de doenças, e também repassa atualizações quanto à agenda de doações: os homens podem realizar até quatro por ano, e as mulheres três. Empresários e unidades de coleta de sangue também poderão criar perfis.


Receptores, pacientes de hemoterapia e entidades parceiras também podem se cadastrar no site, cujo objetivo maior é a captação, registro e manutenção de doadores. A meta estipulada por Freitas é que, até junho de 2019, dois mil cadastros sejam efetuados no sistema, ampliando o número de coletas no HemoPel em 15%.


Conforme a pesquisa apresentada pelo estudante, apenas 1,8% dos brasileiros são doadores de sangue, e com a chegada do verão, o estoque do Hemocentro fica em seu estado mais crítico, pois as doações caem muito no período de férias. Por isso, quem desejar ajudar essa campanha, já pode acessar o Sociloguepelo, pelo endereço virtual https://www.socilogue.com.br/ .


Seja um doador


Os interessados em doar podem, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h e, no primeiro sábado do mês, das 8h às 13h, ir ao Hemocentro - avenida Bento Gonçalves, 4.569, próximo ao Colégio Municipal Pelotense. O HemoPel mantém ainda um serviço de busca de doadores. Basta reunir grupos de 14 pessoas e agendar com antecedência, diretamente com a equipe da instituição.


Estão aptos a doar sangue pessoas com idades entre 16 e 68 anos, com peso superior a 50 quilos. Adolescentes entre 16 e 17 anos precisam de autorização dos responsáveis legais. Os interessados devem procurar o Hemocentro portando documento de identidade com foto.

bottom of page