• Larissa Moraes

De acordo com DAER, obras da Ponte do Costa serão retomadas em fevereiro


foto: Rai Damasceno

A ponte do costa, localizada na ERS 702 preocupa aqueles que ali transitam, pois além de sua estrutura precária, os buracos, desgaste das colunas de ferro, e, claro, por sustentar apenas um veículo por vez. A nova Ponte do Costa, ao lado da atual, começou a ser construída ainda em setembro de 2017, e, desde então, muita expectativa em toda a comunidade.


A nova construção da travessia erguida sobre o Rio Piratini tem 159 metros de extensão e custará ao Estado R$ 6,304.864,00 (Seis milhões trezentos e quatro mil oitocentos e sessenta e quatro reais), e tem por responsável da obra a empresa Traçado: Construção, Infraestrutura, Locação e Serviços, com base na cidade de Erechim.


Responsável pela via e suas manutenções, o Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (DAER) de Porto Alegre responde através de sua Superintendência de Obras de Arte Especiais (SOA).


Em entrevista exclusiva à reportagem, Hugo Macedo, que é fiscal substituto da SOA, disse que internamente os trâmites nunca pararam, porém, afirma que o DAER repudia a paralisação dos serviços na obra. Relatando ainda, que, desde o primeiro momento buscou solucionar com os responsáveis, porém, a empresa alegou que os custos aumentaram, sendo assim insustentável dar prosseguimento com o orçamento inicial.


Segundo o fiscal, a situação delicada de remobilização da empresa, formalização dos novos orçamentos, bem como inclusão de um 3º termo aditivo - que foi incluso no contrato ainda este mês - fizeram com que os trâmites fossem mais lentos. Porém, na última semana, DAER e Traçado, em reunião, chegaram a um consenso, e a data de 18 de fevereiro foi definida para retorno dos trabalhos na nova Ponte do Costa.


De acordo com Hugo, a estatal tentou estimar uma data mais próxima, já que o mês de fevereiro era destinado para conclusão das obras, mas, a empresa alegou que como deslocou seus funcionários do local, precisava de alguns dias para logística também de equipamentos.


Em contato com o engenheiro responsável pela obra, Jeferson Couto disse estar orientado a não comentar sobre.









  • Grey Facebook Icon
  • Grey Twitter Icon

Nativa FM 94.1 - Todos os direitos reservados © 2020