top of page

Em prevenção à epidemia, secretaria cancela aulas da educação infantil em Piratini


Com mais de 150 mil casos por ano no Brasil, a conhecida doença mão-pé-boca (HFMD, sigla em inglês), é uma enfermidade contagiosa causada pelo vírus Coxsackie da família dos enterovírus que habitam normalmente o sistema digestivo e também podem provocar estomatites (espécie de afta que afeta a mucosa da boca).


A condição é transmitida por contato direto com saliva ou muco e os sintomas incluem febre, dor de garganta, mal-estar, irritabilidade e perda de apetite, e, embora ela atinja também adultos, a faixa etária mais atingida é a de crianças abaixo de 5 anos, que têm o sistema imunológico ainda imaturo.


Em Piratini, o surto da doença foi constatado nesta semana, e já atinge quase todas as escolas de educação infantil do município, excetuando apenas a do Cancelão, onde já foram confirmadas mais de 60 crianças, 4 adultos e 2 jovens.


"O caso nos adultos até nos surpreendeu, pois não acomete muito, mas acreditamos que sejam pessoas que tenham o convívio maior com as crianças e estavam com a imunidade baixa", afirma Diego Espíndola.


Para evitar uma propagação ainda maior do vírus, em reunião na manhã desta quarta-feira (20/03), os responsáveis pelas secretarias de educação e saúde, Fransilene Madruga e Diego Espíndola, respectivamente, decidiram por suspender as aulas nas creches por 6 dias, até terça (26/03), onde uma nova avaliação será realizada. Nesse tempo haverão processos de higiene e limpeza de ambiente nos educandários.


Fransilene destaca: "Os pais que observarem os sintomas como febre, falta de apetite e/ou aparecimento de bolhas nos seus filhos, procurem o posto de saúde mais próximo, pois os profissionais estão preparados para o atendimento necessário."



bottom of page