top of page

Documentário em defesa do rio Camaquã é exibido no 3º Distrito


Nesta sexta-feira (29) foi exibido na Assoc. Esportiva União Independente, no 3° Distrito de Piratini, o Dossiê Viventes: o Pampa viverá, um documentário de 1h30min em defesa do Rio Camaquã contra a exploração de chumbo por mineradoras, como a Nexa Resources.


O evento foi organizado em parceria com a Associação da Capela e a escola Antenor Elias de Matos, além da União Independente.


O documentário, produzido pela FAC (Frente de Autodefesa do Rio Camaquã), pela AGrUPA (Associação para a Grandeza e União das Palmas) e pela União Pela Preservação do Rio Camaquã (UPP), entrevista especialistas e moradores da região do Camaquã, e mostra os impactos e riscos da mineração para o meio-ambiente.


Na liderança do movimento pela preservação do Rio estão as irmãs Márcia e Vera Collares, que desde 2016 estão na luta contra a exploração da região.


Segundo elas, um dos primeiros impactos da exploração de minério, é a sucção da água do rio, que pode causar falta d'água. “Há previsões de que em torno de 3 anos o rio morreria caso houvesse essa empresa instalada”, afirma Vera.


Porém, a maior preocupação é com o risco que o próprio chumbo pode trazer. “O chumbo que hoje está em estado inerte na natureza vai se tornar um produto tóxico que, levado pelo vento, vai afetar todo o entorno, que vai contaminar a água, contaminar os pássaros e, consequentemente, afetar toda a natureza, além da saúde humana”, aponta Márcia.


A luta desses movimentos já tem tido efeitos, fazendo com que a FEPAM, o Ministério Público e os órgãos responsáveis façam uma fiscalização mais intensa das atividades e tentativas de avanço das empresas mineradoras.


Com o dossiê-documentário, a ideia é propagar a discussão sobre a importância da preservação do rio Camaquã, em especial nas cidades da região que serão diretamente afetadas pela exploração.


Quem quiser acompanhar o movimento, além de saber as datas das próximas exibições, pode curtir a página no Facebook: https://www.facebook.com/uppcamaqua/.


Confira o trailer do documentário:


bottom of page