top of page

Concurso do Mel premia apicultores de Piratini


Na tarde desta quarta-feira (24), aconteceu no saguão da Prefeitura Municipal o Primeiro Concurso Municipal de Qualidade do Mel, organizado pela Emater de Piratini. O concurso reuniu amostras de mel de 10 produtores da cidade em duas categorias, mel claro e mel escuro.

Na categoria mel claro, a amostra vencedora foi a do apicultor Elpídio Silva, em segundo lugar ficou o mel de Zeneti Guadalupi. Na categoria mel escuro, o vencedor foi Joel Porto, em segundo, ficou Neri de Oliveira. Os vencedores disputarão no concurso regional, que acontecerá em maio, em Pelotas.

Os critérios de avaliação são subjetivos, e envolveram a análise sensorial de 9 membros da comunidade de Piratini, que, de acordo com seu gosto pessoal, deram notas ao sabor, à cor e ao cheiro de cada amostra.

Segundo Benhur Martins, da Emater, são produzidas 20 toneladas de mel por ano em Piratini para venda dentro e fora do município, além de uma quantia estimada de até 12 toneladas para consumo não-comercial. Em Piratini, os méis são vendidos nas feiras de agricultura familiar.

bottom of page