top of page

Campanha de vacinação contra febre aftosa acontece em maio


De 1º a 31 de maio acontece em todo o estado do Rio Grande do Sul a primeira etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa. O objetivo é imunizar todos os bovinos e búfalos, totalizando 12,5 milhões de animais e 300 mil propriedades em todo o estado. A meta é atingir uma cobertura vacinal superior a 90%, em 2018, nas duas etapas, a imunização superou o alcance de 97%.


Neste ano, a vacina contra a febre aftosa sofreu alterações em sua fórmula, passando a ser bivalente, com a proteção para os vírus tipo A e O, e com alterações para diminuir as reações vacinais. Além disso, a dose diminuiu de 5 para 2ml.


Os produtores devem comprar as doses em casas agropecuárias credenciadas pela Secretaria de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (SEAPDR/RS). Após a aplicação da vacina, a imunização deve ser comprovada através da apresentação de nota fiscal de compra e declaração do quantitativo de animais imunizados nas Inspetorias ou Escritórios de Defesa Agropecuária. Aqueles que não comprovarem a vacinação serão autuados e terão suas propriedades interditadas até regularização dos procedimentos.


A febre aftosa é uma doença viral altamente contagiosa e de disseminação rápida, causando grandes impactos econômicos e sociais nos locais onde ocorre. A secretaria de agricultura ressalta que a conscientização de todos contra a febre aftosa é fundamental para manter o RS livre da doença.


Produtores que observarem quaisquer sintomas da doença em seu rebanho devem notificar imediatamente a Inspetoria de Defesa Agropecuária mais próxima ou entrar em contato pelo WhatsApp (53) 98445-2033 ou pelo e-mail notifica@agricultura.rs.gov.br.


Com informações de SEAPDR/RS.

bottom of page