top of page

Câmara rejeita diminuição de salários


Na sessão desta segunda (17), a Câmara de Vereadores de Piratini rejeitou o requerimento de redução de salários dos vereadores, prefeito, vice-prefeito e cargos comissionados do vereador Marcial Guastucci, o Macega (MDB) por 5 votos a 3. No requerimento, Guastucci propõe a redução de 20% nos salários. Na discussão, o vereador Sérgio Castro (PDT), contrário à proposta, sugere que Macega comece dando o exemplo, 'de repente ele doa seus 20% e sensibiliza os outros vereadores a fazerem o mesmo'. Macega rebateu dizendo que não pretende baixar os próprios salários, mas sim os salários das próximas legislaturas e gestões. Também se justificou com base no estado econômico do município, que classifica como deplorável.

O presidente Alex Matos (PP) esclareceu que cabe à Mesa Diretora da casa a proposição do tema no ano eleitoral, num prazo de até 30 dias antes do pleito.

O vereador Lourenço de Souza (PT) também se manifestou contrário à proposta, argumentando que não cabe diminuir o salário dos vereadores nem aumentar o número de vereadores, visto que o orçamento tem a mesma origem, e exemplifica que sendo 9 ou 11 vereadores, o gasto seria o mesmo. Carlos Caetano (PDT) votou favorável ao requerimento, argumentando que o cargo de prefeito ganha muito se comparado a servidores que sequer recebem um salário mínimo.

Na mesma linha, Jimmy Carter (MDB) justificou seu voto como uma questão de consciência, e que considera abusivo o salário de um vereador em comparação com o dos professores. O voto contrário de José Auri (PT) foi justificado com o argumento de que a população o elegeu o considerando merecedor do salário em troca de seu trabalho e de que ele, como seus colegas, devolve esse valor à comunidade em forma de trabalho. Foram contrários José Auri e Lourenço de Souza (PT), Sérgio Castro (PDT), Manoel Rodrigues (PP) e Mauro Castro (MDB).

A favor do requerimento, foram os vereadores Carlos Caetano (PDT), Jimmy Carter e Macega (MDB), o último sendo o proponente.

O presidente Alex Matos (PP), que tem voto facultativo, se absteve de votar.

 

Atualizado às 20:20.

bottom of page