top of page
  • G1

Trump ordenou ataque contra o Irã, mas voltou atrás, diz jornal

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, aprovou na quinta-feira (20) um ataque contra o Irã em retaliação à derrubada pelos iranianos de um drone militar norte-americano, mas suspendeu a ordem antes que o Pentágono a executasse, informou o jornal "The New York Times".


Autoridades ouvidas sob anonimato pelo jornal disseram que Trump ordenou ataques contra vários alvos iranianos, como radares ou baterias de mísseis.


A operação, marcada para antes das 19h (hora local), já estava em andamento: as aeronaves já estavam no ar e os navios estavam em posição, quando a operação foi suspensa antes de qualquer míssil ser disparado, disseram funcionários do Pentágono.


Ainda de acordo com o 'New York Times', as fontes disseram desconhecer as razões da suspensão, seja por uma mudança de opinião de Trump ou razões logísticas, e não confirmaram se os ataques foram cancelados ou adiados.


Drone abatido Na madrugada de quinta-feira, um drone de vigilância da Marinha americana foi derrubado pelos iranianos perto do Estreito de Ormuz, que é uma passagem importante na rota de petroleiros que saem do Oriente Médio e foi o local onde navios foram atacados no último mês.


O Irã informou que o avião não-tripulado dos EUA estava em uma missão de espionagem sobre seu território, mas os EUA alegam que a aeronave foi abatida em espaço aéreo internacional.


Logo depois, Trump afirmou em uma rede social que o Irã "cometeu um grande erro", e em resposta a jornalistas sobre uma possível retaliação respondeu: "Vocês descobrirão em breve".


Apesar da ameaça, à noite, o presidente americano baixou o tom. Trump disse suspeitar que o Irã derrubou o drone por engano.


"Eu acho que, provavelmente, o Irã cometeu um erro – eu imagino que um general ou alguém cometeu um erro ao abater aquele drone", disse Trump a jornalistas na Casa Branca.


"É difícil acreditar que foi intencional, se você quer saber a verdade. Eu acho que pode ter sido alguém que estava solto e estúpido naquele dia", acrescentou o presidente norte-americano.

bottom of page