top of page

Exames do mormo começam este final de semana


A coleta de amostras para o exame do mormo começa em Piratini neste sábado (27). O exame é obrigatório para os interessados em participar dos desfiles de 20 de setembro, alusivos à Revolução Farroupilha.


Além do mormo, os equinos serão examinados para anemia infecciosa equina e serão vacinados contra a influenza, necessária para a emissão da GTA (Guia de Trânsito Animal). O proprietário deve possuir o código da propriedade em que o animal está lotado, este código pode ser solicitado à Inspetoria Veterinária.


O mormo é uma doença infecciosa causada pela bactéria Burkholderia mallei e mais frequente em equinos, que é transmitida por secreções dos animais e também pode ser contraída por humanos. Entre os sintomas, estão a febre, tremores, formação de nódulos nos pulmões e úlceras nas membranas mucosas do trato respiratório superior.


O valor dos exames será de R$ 90.


A coleta das amostras seguirá o seguinte itinerário:

27 de julho – Sindicato Rural a partir das 09 h 30 de julho – Dona Nena (09hs), Bar do Claudio (13hs) e Associação do Barrocão (15hs) 02 de agosto – Capela (09hs), Adão Ulguim (13hs) e Adão Rosa (Bar do Balú, 15hs)

06 de agosto – Airton Meireles (Basílio 09hs) - Sidnei Bonini (13hs) e Carlos Leonel (15hs)

09 de agosto – Comunidade João Lucas (09hs), Coxilha Alta (13hs) e Cabanha Imaguaré (15hs) 13 de agosto – Sindicato Rural a partir da 09hs 13 de agosto – Cancelão – Pista de rodeio do Adelar a partir das 13hs

bottom of page