top of page

Entidades entram em consenso para os desfiles de 20 de Setembro


A comissão organizadora da Semana Farroupilha de Piratini, na pessoa do vice-prefeito Gilson Gomes, convocou os PTGs e CTGs do município para a reunião de integração, que, como todos os anos, busca o diálogo entre as entidades a fim de organizar os desfiles de 20 de Setembro e as rondas crioulas que ocorrem no Centro de Eventos.


A partir de ofício, foram convocados patrões e representantes dos 11 piquetes e CTGs da cidade, porém, na reunião que foi decisiva, apenas 6 estiveram presentes.


No encontro que ocorreu na terça-feira (06/08), os piquetes optaram pela mudança no formato dos desfiles, seguindo exemplo de cidades vizinhas, como Canguçu, para que não haja mais competição, que até o ano passado contava com júri e entrega de premiação.


A proposta discutida e registrada em ata foi aceita pela maioria dos presentes, em um placar de 5 a 1 a favor do novo modelo de desfiles do dia 20, em fase teste e sujeita a alteração nos próximos anos.


Andrei Oliveira, membro da comissão dos piquetes, destaca que “a competição acabava gerando uma rivalidade desnecessária entre os piquetes”.


Estiveram presentes representantes e patrões do CTG 20 de setembro, CTG e PTG Sentinela do Cancelão, PTG Porteira do Rio Grande, PTG Querência Xucra, PTG Rastro de Farrapos, PTG Tento a Tento e PTG Resto de 35 – que foi contra a proposta.


No último programa Piratini em Foco, transmitido pela Rádio Nativa, o vice-prefeito Gilson Gomes, que faz parte da comissão organizadora da Semana Farroupilha, afirmou que a decisão foi tomada "visando a união das entidades, com a afirmação de que todos vão fazer um belo desfile, da mesma maneira de quando tinha a competitividade, numa demonstração de que o que importa realmente é a nossa tradição, e não quem é o melhor".


Na votação, se abstiveram representantes da Prefeitura Municipal, da comissão da Semana Farroupilha e do CTG 20 de Setembro, que exerceram o papel de mediação.


Nos últimos dias, o tema entrou em discussão através das redes sociais e, inclusive, em projeto do vereador Jimmy Carter Gonçalves (MDB), que contraria a decisão de consenso das entidades e propondo premiação por voto popular.


Novas reuniões devem ser realizadas nas próximas semanas para acertar novos detalhes das rondas crioulas e desfiles de 20 de Setembro.

bottom of page