• Douglas Dutra

APAE planeja escola e ginásio


Após completar 30 anos prestando serviço assistencial às pessoas com deficiência em Piratini, a APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) tem grandes planos para o futuro da entidade, com a construção de um ginásio de esportes e a criação de uma escola de ensino fundamental.


Atualmente, a APAE assiste 93 pessoas de todas as idades e com diversas formas e níveis de deficiência, atuando na educação, na saúde e na assistência social.


Este ano, a APAE começou a funcionar como escola de educação infantil e atende 4 alunos, oferecendo atendimento individual e adaptado às necessidades de cada um deles. Agora, a instituição se prepara para dar um próximo passo, com a Escola Arte de Aprender e Conviver, que atenderá alunos com necessidades especiais.


Atualmente, as crianças em idade escolar têm apenas as escolas regulares onde, muitas vezes, não há o atendimento e a estrutura necessárias para as suas necessidades.


A presidente da instituição, Lisete Frizzo, ressalta que a intenção não é tirar estas crianças do convívio e da socialização com outras crianças sem deficiência, mas, sim, oferecer a elas o acesso a uma educação adaptada às suas realidades e que as ajude a serem pessoas independentes e capazes de desenvolver sua cidadania.


A escola da APAE está em fase de aprovação em órgãos da Secretaria de Educação do Estado, e a expectativa é de que entre em atividade já em 2020. A escola ocupará o espaço físico que a APAE já possui, e, no primeiro momento, não necessitará de mais profissionais, no entanto entre 3 e 4 professores deverão ser contratados no futuro para atender os alunos.


Outro passo que instituição está dando é em direção à construção do seu ginásio de esportes, orçado em quase um milhão de reais, já dispõe do valor necessário para o começo da obra, no entanto, a APAE conta com o apoio da comunidade para colocar a ideia em prática. O ginásio dará à APAE mais independência e novas oportunidades de integração dos alunos através da prática do esporte e de atividades físicas, além de poder ser uma outra fonte de renda, alugando o espaço para esportistas e para a prática de eventos.


O lançamento da campanha de arrecadação para a construção do ginásio da APAE será no dia 30 de agosto, na 11ª edição da sua tradicional feijoada, que encerra as atividades da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltiplas e contará com apresentação dos alunos.

  • Grey Facebook Icon
  • Grey Twitter Icon

Nativa FM 94.1 - Todos os direitos reservados © 2020