• Douglas Dutra

Invernada do 20 de Setembro representa Piratini no Enart


A invernada do CTG 20 de Setembro, de Piratini, vai, pela primeira vez, à etapa inter-regional do Encontro de Artes e Tradição Gaúcha (Enart) neste final de semana, na Força B, representando a 21ª Região Tradicionalista em Santo Ângelo. Se classificada, vai à grande final em Santa Cruz do Sul, que acontece em 15, 16 e 17 de novembro.


Com 25 dançarinos de Piratini, Pelotas e Canguçu, a invernada do 20 de Setembro é campeã invicta por dois anos consecutivos do circuito de rodeios da 21ª Região Tradicionalista. Além da dança, integrantes da invernada do 20 de Setembro também concorrerão nas modalidades declamação, canto e dança de salão.


Segundo Gabriela Prado, 1ª Prenda do CTG, o objetivo é buscar a superação do grupo e "levar o nome de Piratini para o mapa do tradicionalismo", em seu primeiro ano nos palcos do Enart.


"Nosso objetivo sempre foi entrar no tablado e dar o nosso melhor lá dentro, acredito que após passar o Enart, nosso objetivo principal vai ser manter o grupo focado e unido como sempre esteve, nos preparando para o ano que vem e para os rodeios ao longo do ano."


Realizado anualmente no Parque da Oktorberfest, o Enart é o maior festival de arte tradicionalista gaúcha. Originado nos anos 70 com o Femobral, o encontro premia as melhores invernadas do Rio Grande do Sul, em que são apresentadas danças tradicionais gaúchas, em apresentações que podem ser livres ou temáticas, lembrando um musical teatral. Além das danças tradicionais, o Enart também tem categorias dedicadas à música e literatura em diferentes modalidades.


O 20 de Setembro concorre na Força B, uma espécie de série B do Enart, com outras 29 entidades. Destas 29 da etapa inter-regional, 14 serão classificadas para a final de novembro. Os cinco melhores classificados da Força B na final, estão automaticamente classificados para a final da categoria na edição seguinte. O primeiro lugar é promovido e participa da Força A do próximo ano.

  • Grey Facebook Icon
  • Grey Twitter Icon

Nativa FM 94.1 - Todos os direitos reservados © 2020