top of page

Em audiência pública que trata sobre Ponte do Costa, DAER e Traçado não comparecem


Nesta quarta-feira (02/10), na Câmara de Vereadores de Piratini, ocorreu uma audiência pública para discussão sobre a interrupção da Ponte do Costa, na ERS 702, para as obras do aterro da nova Ponte que já tem 70% de sua estrutura pronta. Para a ocasião, foram convidados a se fazer presentes o Departamento Autônomo de Estradas e Rodagem e a Traçado Engenharia.


O Engenheiro responsável pela obra, Juliano Locatelli, encaminhou à câmara de vereadores uma nota, onde relata que não pôde comparecer devido a compromissos marcados antes de sua convocação.

Na nota, ele relata que somente cabe a Traçado Engenharia a execução de colocação dos aterros e pavimentação dos mesmos. Sendo desvios, sinalizações e demais por parte da prefeitura e DAER.

Quanto à interdição da antiga ponte, o engenheiro relata que quando começarem as obras do aterro - que será alocado nas saias laterais da ponte no sentido Pelotas - não há possibilidade nenhuma de tráfego no local, e que o prazo de 40 a 60 dias tem por premissas boas condições climáticas.


Quanto ao DAER, o prefeito Vitor Ivan Rodrigues - também presente na reunião - , disse que esteve com um dos responsáveis, que também alegou a ele que tinha compromissos pré-agendados em Porto Alegre no mesmo dia, assim justificando sua ausência.


Dentre os presentes na audiência, empresários do ramo de transportes, comunidade e entidades locais que utilizam diariamente da Ponte para seu deslocamento ou de suas mercadorias, tiveram seu espaço de fala e relataram sobre suas impossibilidades em realizar a rota diária pelo desvio no passo do Alfaiate.


Finalizando, a presidência da casa concluiu, em maioria, que irá encaminhar um ofício com a ideia sobre as interdições ocorrerem somente no mês de janeiro, onde não há o fluxo de estudantes e o tempo é mais estável. Não foi descartada também a hipótese de contatar o exército brasileiro para tratar sobre as possibilidades de um desvio feito ao lado das obras.



bottom of page