top of page

Ponte de concreto cai após cheia de arroio em Canguçu


Com 9 mil quilômetros de estradas de chão na zona rural, Canguçu, no sul do Estado, já contabiliza queda de 14 pontes desde o início das chuvaradas, no último domingo (27). Na madrugada desta quinta-feira (31), a força da água acabou derrubando uma ponte de concreto na localidade de Colônia Palma.


Não havia tráfego de pessoas ou veículos no momento do incidente. Construída em 2015 pelo governo federal, a estrutura já apresentava problemas e não resistiu à subida do nível do Arroio Grande.


A ponte fica no limite entre Canguçu e São Lourenço do Sul, ligando a Colônia Palma à localidade de Faxinal, no município vizinho. Com o trânsito interrompido, a alternativa para quem deseja ir a São Lourenço por vias internas é a RS-265, aumentando em 30 quilômetros o deslocamento.


Segundo o prefeito Vinícius Pegoraro (MDB), outros 13 pontilhões de madeira também caíram na zona rural de Canguçu. Pegoraro diz ainda que as estradas foram muito afetadas pelas chuvas, algumas ainda intransitáveis.


Com mais de 300 milímetros de precipitação registrado em outubro, sendo cem milímetros apenas nos últimos três dias, a prefeitura também contabiliza oito casas alagadas e duas propriedades atingidas por queda de granizo. Não há desabrigados ou desalojados.


Matéria de Fábio Schaffner, foto de Pâmela Lilge

bottom of page