top of page

Ampliando horizontes na quarentena

A pandemia do novo coronavírus nos obrigou a passar mais tempo em casa. Com isso, houve um grande aumento na procura por conteúdos como filmes, séries e lives.


No entanto, além de uma vasta oferta de entretenimento, a internet também nos oferece acesso ao conhecimento como nunca se teve antes. Em poucos cliques, é possível aprender sobre assuntos de nosso interesse que, antes, só seriam acessíveis nas bibliotecas ou em cursos.


Esse momento de distanciamento social pode ser a oportunidade que faltava para ampliarmos nossos horizontes através do conhecimento, seja para melhorar nossa qualificação profissional, seja para saciar nossa curiosidade.


Confira dicas de como acessar conhecimento e novas ideias gratuitamente na internet, sem precisar sair de casa.


TEDx Talks

TEDx é uma série de conferências que acontece em todo o mundo, com palestras curtas, de até 20 minutos, abordando os mais variados assuntos. As palestras vão desde ciência avançada até exemplos de superação e desenvolvimento pessoal.


Além de uma quantidade enorme de palestras em inglês, com legendas em português, o canal do TEDx também oferece quase 200 palestras em português em seu canal no YouTube. Com certeza, uma delas vai ser do seu agrado e vai enriquecer o seu dia.


Manual do Mundo

Hoje em dia as crianças já nascem com um celular na mão, e antes de aprenderem a escrever, já sabem usar o YouTube melhor que muito adulto. Além de desenhos animados e youtubers fazendo gracinhas, o YouTube também tem bastante conteúdo didático.


Um dos principais no Brasil é o Manual do Mundo. Com mais de 13 milhões de inscritos, o canal de Iberê Thenório descomplica de forma didática e divertida diversas curiosidades científicas e ensina experiências que você pode testar em casa.


Casa do Saber

A Casa do Saber é um centro de debates e disseminação de conhecimento de São Paulo e Rio de Janeiro. Em seu canal no YouTube, a Casa do Saber disponibiliza vídeos de filósofos, psicólogos e sociólogos, como Clóvis de Barros Filho e Luiz Felipe Pondé, que ajudam a entender melhor o mundo em que vivemos, falando de política, psicologia, comportamento e a mente.


Recentemente, o canal disponibilizou uma série de vídeos com o psicólogo Luiz Hanns falando sobre recursos psicológicos para lidarmos com a pandemia. Vale a pena conferir.


Canal do Cortella

Mario Sergio Cortella já é bastante conhecido e acumula adjetivos. O professor, educador, filósofo, palestrante e escritor acumula milhões de visualizações no YouTube e em seu canal compila vídeos de suas palestras em que fala de diversos assuntos complexos de forma didática e que servem de lições de vida.


Potter Entrevista

Neste podcast, o jornalista do Grupo RBS, conhecido por apresentar o Pretinho Básico da Rádio Atlântida e o Timeline da Rádio Gaúcha, entrevita pessoas de diversas formações e pontos de vista, expondo pensamentos e deixando o veredicto final para o ouvinte escolher o que pensar. São dezenas de entrevistas sobre política, jornalismo, a existência de Deus e a pandemia.


Novo Normal

No podcast Novo Normal, do Spotify, mulheres do coletivo Agora é Que São Elas conversam com outras mulheres de diferentes pontos do espectro político sobre a nova realidade que estamos vivendo e o mundo pós-pandemia que podemos esperar.

bottom of page