• Douglas Dutra

Câmara destina R$ 50 mil para cooperativa de reciclagem comprar caminhão

O presidente da Câmara de Vereadores de Piratini, Manoel Rodrigues (PP), entregou ao prefeito Márcio Porto (MDB) uma proposta do Legislativo autorizando a prefeitura a destinar R$ 50 mil do duodécimo de fevereiro à Coopiratini (Cooperativa de Reciclagem de Piratini). O objetivo é de que a cooperativa use o valor para adquirir um novo caminhão para realizar a coleta de recicláveis em Piratini.

Segundo o presidente da Câmara, a decisão foi motivada pela situação precária do atual veículo da cooperativa. “A cooperativa realiza um trabalho inédito, exclusivo e de extrema importância para a preservação do meio ambiente”, publicou em rede social, afirmando que o trabalho da cooperativa precisa ser aprimorado e incentivado.


A Coopiratini é um grupo de nove mulheres que tiram o sustento de suas famílias da reciclagem. Segundo a cooperativa, o atual caminhão tem um alto custo de manutenção por já ser antigo.


Segundo a presidente da cooperativa, Luciane Leite, a compra do novo caminhão vai melhorar muito a qualidade do trabalho das cooperadas, “a gente ficou muito feliz. Nosso caminhão tá muito precário, e os pneus já estão quase sem condições de andar”, diz.


Há poucos dias, a Coopiratini chegou a lançar uma campanha para arrecadar o valor para a compra do caminhão. No entanto, ela não deve acabar. Segundo a presidente, se um valor maior for arrecadado, será possível comprar um caminhão melhor.


Segundo a assessoria da Prefeitura, o valor já foi repassado nesta quarta-feira (20).


Quem desejar colaborar pode fazer sua doação para: Banrisul, agência 0775, conta corrente 06.084723.0-6, para Cooperativa de Trabalho de Reciclagem.


Duodécimo é a parcela de recursos orçamentários que o Poder Executivo deve repassar ao Legislativo.