Covid-19 e gripe: é preciso tomar as duas vacinas?
Com a demora para distribuição das doses de vacinas no Brasil, a campanha de imunização contra Covid-19 irá coincidir com o calendário de vacinação contra a gripe, que acontece todos os anos no sistema de saúde brasileiro.
O Ministério da Saúde informou que começa no dia 12 de abril a imunização contra gripe, que antecede os meses mais frios, em que a circulação do influenza, vírus causador da gripe, é mais intensa.
Geralmente, a vacinação contra gripe começa pelos idosos, mas neste ano, eles foram transferidos para uma segunda etapa, para diminuir as chances de coincidência com a vacina contra o coronavírus.
Assim, o calendário de vacinação contra gripe no Brasil será:
A partir de 12/04: crianças, gestantes, puérperas (mulheres que tiveram filho há pouco tempo), indígenas e trabalhadores de saúde;
A partir de 11/05: pessoas com mais de 60 anos e professores;
Entre 9/06 e 9/07: indivíduos com comorbidades ou deficiências permanentes, caminhoneiros, trabalhadores do sistema rodoviário e portuário, forças de segurança e das Forças Armadas, funcionários do sistema prisional, população privada de liberdade e jovens de 12 a 21 anos que estão sob medidas socioeducativas.
Ambos os imunizantes são importantes, no entanto, se você fizer parte do grupo prioritário das duas campanhas, deverá ser vacinado primeiro contra a Covid-19, no entanto, deverá também se vacinar contra a gripe.
Como ainda não há estudos que comprovem a segurança da aplicação simultânea dos dois imunizantes, o Ministério da Saúde optou pela cautela para evitar qualquer efeito colateral, e sugere um intervalo de 15 dias entre a aplicação da vacina contra Covid-19 e a da gripe.
No momento, as vacinas que estão sendo aplicadas no Brasil são a Coronavac e a de Oxford/AstraZeneca, que possuem intervalos diferentes entre a primeira e a segunda doses.
Caso você tome a Coronavac, que possui intervalo de até 28 dias entre as duas doses, deverá esperar mais 15 dias após a segunda dose para ser vacinado contra a gripe.
Já se você tomou a vacina de Oxford/AstraZeneca, que possui um intervalo de até três meses entre as duas doses, você pode se vacinar contra a gripe 15 dias após a primeira dose ou até 15 dias antes da segunda dose. Se já estiver próximo da segunda dose, deve esperar mais 15 dias após a segunda aplicação para se vacinar contra a gripe.
Mesmo que a vacina contra a Covid-19 deva ser a prioridade, os públicos de maior risco também devem se vacinar contra a gripe. As duas doenças afetam o sistema respiratório, e proteger-se contra a gripe ajuda a evitar a lotação de hospitais.
Comments