top of page

Dicas para a hora de ir votar

As eleições de 2020 são atípicas. A pandemia adiou o dia de os eleitores irem às urnas para 15 de novembro, e também a forma de votar.


O risco à saúde obriga cuidados especiais na hora de votar. Saiba como ir às urnas com segurança.

HORÁRIO PREFERENCIAL: Pessoas com mais de 60 anos terão horário preferencial das 7h às 10h. NÃO É UM HORÁRIO EXCLUSIVO. Idosos seguirão tendo prioridade nos demais horários, e pessoas mais jovens que só puderem ir votar das 7 às 10 não serão barradas.


USE MÁSCARA: Você só poderá entrar na sua seção usando máscara. Respeite as pessoas que estarão trabalhando para garantir o seu voto.


USE ÁLCOOL GEL: Ao entrar e sair da seção limpe as mãos com álcool gel que estará disponível na entrada da sala.


MANTENHA DISTÂNCIA: Respeite a saúde dos mesários e dos outros eleitores. Busque manter a distância mínima de um metro de outras pessoas.


NÃO PODE COMER: Não é permitido se alimentar, beber ou fazer qualquer coisa que exija a retirada de máscara. Nada de tomar chimarrão esperando a hora de entrar na seção.


LEVE CANETA: Não é obrigatório, mas uma etapa de segurança adicional é levar sua própria caneta para assinar o caderno de votação.


SE TIVER FEBRE, NÃO VÁ: Se você tiver com febre no dia da votação ou teve nos 14 dias anteriores, não vá votar.


SE NÃO FOR, JUSTIFIQUE: Se por algum motivo, de saúde ou por estar em outra cidade, você pode justificar a ausência pelo aplicativo E-TÍTULO, disponível na Google Play e na Apple Store. Também pode justificar em até 60 dias pelo site justifica.tse.jus.br.


COLINHA: Você pode levar uma “cola” com os números dos candidatos para votar mais rápido. A ordem é vereador (5 dígitos) e prefeito (2 dígitos).


NÃO LEVE ACOMPANHANTES: Se possível, não leve crianças e acompanhantes na hora de votar.


NÃO USE CELULAR: É proibido o uso de celular dentro da cabine de votação.


PASSO A PASSO DO VOTO

Fique em frente ao mesário, mostre seu documento oficial com foto. O mesário lerá seu nome, se estiver correto, confirme e guarde seu documento. Limpe as mãos com álcool gel, assine o caderno de votação. Você será liberado para ir até a cabine de votação. Digite os números dos candidatos e confirme. Ao sair, limpe as mãos com álcool gel novamente.

bottom of page