Duas décadas de solidariedade

Atualizado: 6 de ago. de 2021

Em 1999, o marceneiro Rosalvino da Silva, hoje com 68 anos, recebeu toda a solidariedade da comunidade de Piratini e da região ao enfrentar as dificuldades de um problema de saúde do seu filho João Vitor, à época com 17 anos.

Vino ajuda pessoas que precisam de muletas e cadeiras de roda desde 1999

Após o sucesso do tratamento, esse espírito solidário tocou Rosalvino, conhecido como Vino, que começou um trabalho social que vai completar 22 anos em setembro, voltado a ajudar pessoas passando por problemas de saúde.


No momento, Vino tem um acervo de 81 cadeiras de rodas, além de muletas, andadores, botas e tornozeleiras ortopédicas e camas hospitalares. O objetivo é emprestar, sem pedir nada em troca, a qualquer pessoa carente que esteja passando por momentos difíceis como os que ele passou há mais de 20 anos.


“Eu comecei com um par de muletas, comprei umas cadeiras, e de resto vou ganhando das pessoas”, diz Vino. “Há poucos dias, ganhei cinco cadeiras de uma pessoa só”, exemplifica.


Esse trabalho começou quando, lá em 99, uma pessoa do interior precisou de uma muleta e encomendou seu trabalho para produzir uma. Ao invés de vender, Vino não cobrou nada, além do compromisso de devolver o objeto quando não fosse mais necessário para que mais pessoas pudessem ser beneficiadas.


Hoje, os objetos, que se acumulavam em sua oficina, precisam um local mais adequado para serem armazenados. Para isso, ele alugou com o próprio dinheiro uma peça ao lado de sua casa para poder guardar as cadeiras de rodas e muletas que, em mais de duas décadas, beneficiaram inúmeras pessoas.


“O meu trabalho é estritamente social, não cobro nada, mas se alguém quiser ajudar como quiser pra manutenção de cadeiras ou o aluguel será bem-vindo”, afirma.


Além disso, Vino arrecada roupas e alimentos para doar a quem precisa, em especial nos invernos rígidos de Piratini. Ele destaca a necessidade de doações de roupas, especialmente infantis e masculinas, e cobertores.


Quem desejar ajudar o trabalho voluntário de Vino, pode entrar em contato pelos telefones (53) 99951 5542 e 98413 5694, ou entregar diretamente na avenida Perimetral, 2165.