top of page

Exportações de frango batem recorde em 2022


Em 2022, o Brasil exportou um total de 4,822 milhões de toneladas de frango, quantidade 4,6% maior que no ano anterior, afirma a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA). Segundo a entidade, a receita obtida teve um crescimento ainda maior, de cerca de 27,4%, passando de 7,663 bilhões de dólares em 2021, para U$9,762 bilhões de dólares em 2022.


Em nota divulgada pela associação, o presidente, Ricardo Santini, credita os resultados à “reconfiguração do mercado internacional de proteína animal”, citando a guerra no leste europeu e os casos de gripe aviária em outros países produtores, que impulsionaram a demanda pelo produto brasileiro. A enfermidade também sustenta a revisão otimista do dirigente para 2023. "O Brasil nunca registrou nenhum caso da doença", justifica.


Em vídeo divulgado pela entidade, o gestor destaca a resiliência do setor e afirma que esse foi um dos piores anos “em termo de custos”, citando os custos de alimentação e de material industrial, como combustível e embalagens.


Ainda segundo a associação, a China se manteve como o principal destino dos embarques, mesmo tendo importado 540,5 mil toneladas em 2022, volume 15,6% menor que o registrado em 2021. Já os Emirados Árabes Unidos aumentaram sua participação nas exportações, e ficaram à frente de Filipinas, União Europeia e Coreia do Sul.

Comentarios


bottom of page