top of page

Parceria com a West Aves amplia participação da genética Embrapa no mercado


Com o objetivo principal de ampliar o mercado dos produtos da Embrapa Suínos e Aves, levando genética de qualidade com preço competitivo, a Unidade assinou contrato de licenciamento com a empresa West Aves para a multiplicação e comercialização das suas linhagens avícolas. Fazem parte do contrato a venda das linhas para frango de corte tipo industrial (Embrapa 021), poedeira tipo industrial (Embrapa 031 e 011) e frango de corte tipo colonial/caipira (Embrapa 041).


Para tanto, a West Aves implementou uma granja de reprodução no município de Piratini (RS), seguindo todos os requisitos técnicos e de biosseguridade. Também disponibilizou outras infraestruturas, como incubatório e fábricas de ração, em Santa Catarina e Rio Grande do Sul para multiplicação dos produtos genéticos da Embrapa. O foco é a produção e comercialização da genética brasileira nos principais polos de produção, trazendo uma maior segurança alimentar para nós brasileiros e, também, ampliar o atendimento às regiões Norte e Nordeste e países vizinhos. A equipe comercial da West Aves já vem trabalhando nas vendas e divulgação junto aos parceiros para entregas a partir de maio de 2023.


Para Adilson Mognol, presidente da West Aves, essa parceria representa um momento ímpar para a avicultura brasileira. “É um projeto de muita evolução para avicultura brasileira, onde a genética brasileira está sendo comercializada, tanto de corte e postura industrial como de corte colonial, atendendo exigências de produtividade e biosseguridade. É um produto com a expertise da Embrapa, que vai contribuir com o mercado da proteína animal no Brasil”, destacou.


Ainda de acordo com Mognol, a equipe da West Aves está empenhada no projeto e trabalhando para a entrega de um produto nacional com alta qualidade, sanidade e produtividade visando, além do mercado nacional, também o internacional. “Esse empenho vai desde a equipe, que tem um currículo invejável dentro da avicultura, até a construção de granjas e incubatório. Tudo isso para entregar ao cliente um produto nacional de excelência”.


O pesquisador Everton Krabbe, chefe geral da Embrapa Suínos e Aves, também destaca a relevância dessa parceria para a entrega de um produto nacional ao produtor e ao consumidor. “É um trabalho de pesquisa de muitos anos que vai chegar ao mercado, mantendo e preconizando o valor de produtividade, qualidade e, principalmente, de biosseguridade”, enfatizou.


Para a Embrapa Suínos e Aves, viabilizar essa parceria é importante não só para colocar as linhagens de maneira mais acessível no mercado, mas também possibilitar a manutenção e sustentabilidade financeira do Núcleo de Conservação Genética de Aves (NCGA), localizado na linha Suruvi, em Concórdia, SC.

Novas linhagens

A parceria entre Embrapa e West Aves também está no caminho da inovação aberta com o projeto intitulado “Melhoramento genético de frangos de corte e galinhas poedeiras”, que passou a integrar a programação de pesquisa da Embrapa. O projeto prevê o desenvolvimento de novos genótipos de frango de corte tipo industrial, frango de corte tipo colonial/caipira, galinha poedeira tipo industrial de ovos castanhos e galinha poedeira tipo industrial de ovos brancos a partir das linhas puras mantidas no Núcleo de Conservação Genética de Aves (NCGA). Além disso, visa capacitar e transferir know how para formação de recursos humanos a programas nacionais de melhoramento genético de aves, bem como manter o NCGA da Embrapa.


A infraestrutura da West Aves, com destaque para a granja de reprodução com status de bisavozeira em Piratini (RS), recebeu em outubro de 2022 o primeiro lote de linhas puras visando o desenvolvimento das novas linhagens que deverão chegar no mercado nos próximos anos.

A West Aves

A West Aves é uma empresa brasileira que atua na produção e distribuição de produtos alimentícios. Uma extensa variedade de raças de pintainhos de corte e de postura são produzidos em incubatório e granjas com certificação do serviço veterinário oficial. Foi fundada em 2017 e tem sua matriz na cidade de Concórdia, região Centro-Oeste de Santa Catarina.

As linhagens

A poedeira tipo industrial Embrapa 011 é uma galinha híbrida, produzida pelo cruzamento de linhas puras, focadas na produção comercial de ovos de casca branca. Elas adaptam-se bem em sistemas de produção de ovos em gaiolas, como também em sistemas livres de gaiolas (Cage Free).


O frango de corte industrial Embrapa 021 é um híbrido duplo, de quatro linhas selecionadas para melhor conversão alimentar, maior ganho de peso e rendimento de carcaça. Tem potencial de alcançar 2,960 Kg aos 42 dias de idade, com conversão alimentar de 1,600 e rendimento de peito com osso e sem pele de 26,0%.


A poedeira tipo industrial Embrapa 031 é uma galinha híbrida, produzida pelo cruzamento de linhas puras, focadas na produção comercial de ovos de casca marrom (castanhos). Elas adaptam-se bem em sistemas de produção de ovos em gaiolas, como também em sistemas livres de gaiolas (Cage Free).


O frango de corte tipo colonial Embrapa 041 é híbrido de crescimento lento (slow growing), resultante de cruzamento controlado entre raças de galinhas pesadas e semipesadas. Ele tem carne mais consistente, com menos gordura.

Onde encontrar as linhagens avícolas Embrapa na West Aves:

Para adquirir as linhagens, entre em contato pelo email ou telefone:

venda@westaves.com.br

Fone: (49) 9 9135-8889


Informações: Embrapa RS

Comments


bottom of page