Pinheiro Machado já tem data para novas eleições


O Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul (TRE-RS) aprovou na última segunda-feira (11), a Resolução nº 357/2021, que estabelece normas para a renovação das eleições majoritárias no município de Pinheiro Machado, determinando a data do dia 4 de julho de 2021 para a realização do novo pleito. O Cartório da 35ª Zona Eleitoral confirmou a informação ao jornal Tribuna do Pampa.


Conforme a Resolução, o artigo 1º assinala que “no dia 4 de julho de 2021 serão realizadas novas eleições para prefeito e vice-prefeito no município de Pinheiro Machado, sede da 35ª Zona Eleitoral, em razão do estabelecido no art. 224 do Código Eleitoral”. O artigo 2º estabelece que a eleição suplementar será regida pelas disposições contidas na Resolução e nas leis eleitorais vigentes, e, no que couber e não as contrariar, nas normas expedidas pelo Tribunal Superior Eleitoral e pelo TRE-RS relativas às Eleições de 2020.


As novas eleições, cuja a data gerava muita expectativa na cidade, decorrem em função da decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) da ilegibilidade do candidato vencedor do pleito em novembro do ano passado, o ex-prefeito Carlos Ernesto Betiollo (PSDB), que possui condenação por órgão colegiado e por este motivo incorreu na Lei da Ficha Limpa.


Em função de Betiollo ter sido impedido pela Justiça Eleitoral em assumir no dia 1º de janeiro, quem assumiu a Prefeitura de forma provisória até uma nova eleição, foi o presidente da Câmara Municipal, vereador Ronaldo Madruga (Progressistas).


Informações cedidas por Tribuna do Pampa.

Siga-nos

  • Grey Facebook Icon
  • Grey Twitter Icon

Nativa FM 94.1 - Todos os direitos reservados © 2020