top of page

Piratini continua em bandeira laranja

A Prefeitura de Piratini publicou um decreto nesta segunda-feira (31) mantendo a cidade sob os protocolos de bandeira laranja no sistema de distanciamento controlado. A bandeira tem vigência desta terça (1º) até a próxima segunda-feira (7).

Até a última semana, a região de Pelotas, da qual Piratini faz parte, estava em bandeira vermelha. No entanto, pelo Plano Regional de Enfrentamento à Covid-19 da Associação dos Municípios da Zona Sul (Azonasul), os municípios puderam adotar a bandeira laranja desde o dia 18 de agosto.

Pelo sistema de cogestão, as regiões podem adotar critérios próprios, independentemente da orientação do governo do Estado, contanto que haja aprovação de 2/3 dos prefeitos da região.

Na nova rodada do distanciamento controlado apontada pelo Estado, a região de Pelotas ficou em bandeira laranja para esta semana. Os municípios não recorreram nem buscaram flexibilizar mais ainda os protocolos, e, pelo menos por enquanto, os critérios adotados continuarão sendo os de bandeira laranja.

Segundo o painel da Secretaria de Saúde do RS, 72% dos leitos de UTI Adulto e 35,9% dos leitos Covid-19 fora de UTI da região de Pelotas estão ocupados.

De acordo com balanço da Azonasul, 7.117 casos e 239 mortes foram confirmados na região sul do estado desde o começo da pandemia.

bottom of page