Piratini poderá perder vacinas
As, há pouco tempo, tão desejadas vacinas correm o risco de deixar Piratini. Com a vacinação contra Covid-19 liberada para toda a população adulta e para adolescentes entre 12 e 17 anos com comorbidades, a baixa procura pelo imunizante pode fazer com que eles sejam reconduzidos para outros municípios com vacinação mais lenta e procura maior pela vacina.
Segundo dados da Secretaria Estadual da Saúde, Piratini já recebeu 21.846 doses de vacinas contra a Covid-19 desde 19 de janeiro, quando a primeira dose foi aplicada. Do total, 81,4% já foram aplicadas. São 12.413 pessoas vacinadas com a primeira dose, 4.928 vacinadas com a segunda dose e 460 com imunizante de dose única. Ou seja, Piratini conta hoje com mais de 4 mil doses estocadas.
O secretário de Saúde de Piratini, Cassio Segatto, estima que a procura esteja mais baixa entre os mais jovens, para os quais a vacina foi liberada nas últimas semanas.
Observando os dados da Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS), é notável a diminuição da procura pela vacina dos grupos abaixo dos 60 anos.
Por exemplo, enquanto na faixa de 60 a 64 anos a estimativa é de que 75% da população tenha se vacinado, dos 55 aos 59 anos, a procura foi de apenas 14%.
O pedido pela redistribuição das doses parte de municípios que estão com dificuldade de avançar a vacinação por falta de doses.
Em razão disso, a Secretaria de Saúde de Piratini tem feito o apelo para que toda a população busque a vacina nos postos de saúde.
Comments