Piratini voltará às aulas em setembro

500A Secretaria Municipal de Educação planeja o retorno às aulas presenciais em Piratini para a partir de 1º de setembro. A volta será escalonada, ao longo do mês, e a secretaria está planejando o formato para a volta, definindo quais turmas precisarão ser divididas e como será essa divisão.


O primeiro grupo de escolas a voltar é as escolas de Educação Infantil da zona urbana, incluindo o Cancelão, no dia 1º de setembro. No dia 15 de setembro, voltam as aulas do Anos Iniciais do Ensino Fundamental na Escola Vera Moreira. Os Anos Finais e o EJA da Vera Moreira retornam no dia 29 de setembro.


Para as escolas da Zona Rural, o retorno é previsto apenas para 4 de outubro. O motivo é a adaptação do transporte escolar para os mais de 700 alunos que dele dependem.


A Prefeitura Municipal já adquiriu 4 veículos, e está em licitação para a compra de 11 micro-ônibus e quatro vans de 7 lugares. A compra dos veículos irá desafogar a demanda por veículos terceirizados, no entanto, segundo o secretário Marcos Azevedo, poderá ser necessária a realização de contratos emergenciais para motoristas do transporte próprio.


Desde março de 2020 com aulas remotas, a Secretaria de Educação planeja uma avaliação diagnóstica de cada aluno para ver em que nível está seu aprendizado.


Para as escolas da rede estadual, ainda não há uma previsão de retorno, que depende de novo decreto municipal para ser permitido. Segundo o secretário Marcos, já foi solicitado ao prefeito Marcio Porto (MDB) um novo decreto que permita o retorno das aulas na rede estadual de Piratini.


Confira o calendário de retorno