top of page

Polícia desarticula facção responsável por tráfico e abigeato no sul do estado


A Polícia Civil deflagrou uma operação na manhã desta quinta-feira (29) contra uma organização criminosa voltada ao tráfico de drogas. A Operação Faxina cumpre 40 mandados de busca e apreensão, 27 mandados de prisão preventiva, 39 bloqueios judiciais de contas nas cidades gaúchas de Pinheiro Machado, Bagé, Novo Hamburgo, Campo Bom, Salvador do Sul, Canoas, Cachoeirinha e Porto Alegre.


23 pessoas já foram presas, e foram apreendidas drogas, armas, celulares e dinheiro. Segundo a Polícia, a operação também investiga outros crimes da organização, como roubo, lavagem de dinheiro e homicídios nas regiões Sul e Metropolitana de Porto Alegre.


A organização criminosa, que tem base no Vale dos Sinos, foi descoberta após a Polícia Civil investigar desde o ano passado uma série de roubos de gado em fazendas da Região da Campanha. Em um ano, os criminosos teriam movimentado R$ 5,5 milhões.


A investigação começou após o roubo a uma fazenda em Dom Pedrito, em 2019, quando as vítimas foram amarradas e torturadas pelos criminosos. A Delegacia Especializada na Repressão aos Crimes Rurais e de Abigeato de Bagé (Decrab) descobriu que o abigeato e os roubos em fazendas serviam para que os traficantes comprassem armas, munições e drogas.

bottom of page