top of page
  • R7

Prazo para pedir o voto em trânsito acaba nesta quinta-feira; veja quem pode solicitar


O prazo para o eleitor solicitar o voto em trânsito nas eleições deste ano termina nesta quinta-feira (8), a exatos 45 dias do primeiro turno, marcado para o dia 2 de outubro. É por esse recurso que a pessoa que estiver fora da sua cidade e deseja participar do pleito vai conseguir votar em uma seção diferente da que está registrado, evitando a necessidade de justificar a ausência depois.


O requerimento deve ser feito de forma presencial, em qualquer cartório eleitoral, sem a necessidade de agendar, de acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). É possível fazer o pedido para o primeiro e o segundo turno ou ambos, mas o serviço vale apenas para votar no presidente da República.


A Corte eleitoral detalha quais eleitores podem fazer a solicitação. Confira abaixo:


– pessoas em trânsito no território nacional; – presos provisórios e adolescentes em unidades de internação, sendo estendida a prerrogativa aos agentes penitenciários, às polícias penais e aos demais servidores desses estabelecimentos, caso seja instalada seção eleitoral; – integrantes das Forças Armadas, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Ferroviária Federal, Polícias Civis, Polícias Militares, Corpos de Bombeiros Militares, Polícias Penais Federal, Estaduais e Distrital, e Guardas Municipais, que estiverem em serviço por ocasião das eleições; – pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida; – pessoas pertencentes a populações indígenas, quilombolas e das comunidades remanescentes; e – juízes e promotores eleitorais e servidores da Justiça Eleitoral.

bottom of page