top of page

Prefeito faz apelo para que população se conscientize

Na noite deste domingo (21) o prefeito de Piratini, Marcio Porto, a secretária de saúde, Gerusa Porto, e o fiscal sanitário, Michel Gomes, reiteraram os pedidos de cuidado da população contra o coronavírus. Eles foram entrevistados no programa Fandango, da Rádio Nativa, por Velton Bezerra.


Os alertas surgem num momento de agravamento da pandemia no Rio Grande do Sul. O mapa preliminar do distanciamento controlado divulgado na sexta-feira (19) colocou a região de Pelotas, da qual Piratini faz parte, novamente em bandeira vermelha, de risco alto para o contágio da Covid-19. O governo do Estado também decretou o fechamento de atividades como restaurantes e bares entre 22h e 05h.


Neste domingo, 84,7% dos leitos de UTI adulto no estado estão ocupados, uma taxa preocupante. O Rio Grande do Sul já soma 604.385 casos e 11.771 óbitos, enquanto Piratini tem um total de 247 casos e seis óbitos.


Segundo o prefeito Marcio, o avanço da pandemia é assustador e a vacina está vindo lentamente. Ele diz que sempre foi contra fechar o comércio, mas que "não tiver a conscientização do nosso povo, nós não temos como controlar" e pode haver um lockdown.


O prefeito também fez um apelo para que os empresários auxiliem com a conscientização de seus colaboradores e do resto da população.


Para a secretária Gerusa Porto, este é um momento decisivo da pandemia.


"Vem esse momento de esperança com a vacina, e parece que as pessoas negaram a realidade de que o vírus não foi embora", diz a secretária.


Na entrevista, a secretária salientou que as festas clandestinas que vêm sendo registradas oferecem não só o risco de contaminação, mas riscos de segurança física dos jovens por não possuírem condições mínimas de segurança, como prevenção contra incêndio.


O fiscal sanitário Michel Gomes destaca que "há uma preocupação geral dos profissionais da saúde com essa nova variante que está circulando, e junto com ela, houve um relaxamento por parte da população".

bottom of page