top of page

Secretária quer ouvir a comunidade para desenvolver o turismo

Ana Caroline Caetano, de 27 anos, é a secretária mais jovem do governo Márcio Porto. Com formação em Turismo e em Administração, Caroline assumiu a Secretaria de Cultura, Turismo, Desporto e Lazer do novo governo de Piratini.

Caroline é turismóloga e secretária do governo Márcio Porto

O seu plano para desenvolvimento do turismo em Piratini passa por acolher as ideias da comunidade para desenvolver um projeto participativo. “Pra tu teres uma finalidade, tu tens que ouvir. Eu preciso ouvir a comunidade, entidades, ouvir todo mundo pra gente estruturar isso junto”, afirma Caroline.


“A gente precisa, antes de tudo, fazer essas pessoas acreditarem que o turismo é um fator para o desenvolvimento”, destaca a secretária.


Para poder iniciar esse diálogo, no entanto, Caroline diz que está usando estas primeiras semanas à frente da pasta para se ambientar e colocar a casa em ordem. Segundo ela, “a primeira coisa que a gente vai fazer é estruturar o calendário de eventos”.


Como em 2020 todas as atividades culturais foram afetadas pela pandemia, Caroline acha cedo para definir como será realizado o maior evento de Piratini, a Semana Farroupilha. “Vamos aguardar as condições. Se tiver que ser virtual, a gente vai fazer virtual”, diz a secretária.


Neste primeiro momento, Caroline quer começar organizando o Camping e o Balneário Municipal. “No balneário a gente vai trabalhar primeiro a limpeza. Com a pandemia, é impossível manter atividades nesse momento, mas queremos organizar. Temos uma parceria muito grande com o Henrique (secretário de urbanismo), e a gente vai trabalhar junto”.


Em curto prazo, Caroline acredita que é necessário aumentar a divulgação do município, como em sites e fôlderes. “A parte de comunicação, o marketing do município, é pra ontem”.


Já em longo prazo, secretária também deseja em seu projeto integrar o produtor rural, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Rural, para facilitar a venda de produtos feitos em Piratini para os moradores e visitantes. “É algo a ser desenvolvido em longo prazo. Nada vai acontecer de uma hora pra outra”, aponta a secretária.

bottom of page