top of page

Secretário tranquiliza a respeito de coronavírus

O secretário de Saúde de Piratini e presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do RS (COSEMS), Diego Espíndola, concedeu entrevista coletiva na manhã desta segunda-feira (16) a respeito da pandemia de coronavírus.

No momento, não há casos confirmados na região, e a prefeitura não pretende cancelar as aulas da rede municipal. Segundo os secretário, a medida será adotada quando o governo estadual determinar tal medida.


Pessoas que apresentem sintomas não devem procurar o pronto-atendimento ou os postos de saúde. Até a terça-feira, a secretaria irá disponibilizar um telefone para contato em que pacientes podem pedir atendimento domiciliar. Casos de internação serão encaminhados para hospitais da região, como em Pelotas e Rio Grande, que já estão sendo preparados para atender casos de covid-19, a doença causada pelo coronavírus.


Em Piratini, o Hospital de Caridade Nossa Senhora da Conceição segue, no momento, com os atendimentos em que é referência, como na urologia e obstetrícia, para receber pacientes da região.


Mesmo sem haver motivo para pânico, o secretário salientou que é importante que a comunidade adote hábitos de prevenção e higiene, e evite aglomerações. Por enquanto, não há determinação para o cancelamento de festas e eventos, no entanto, cabe aos organizadores e frequentadores o bom senso para adotar medidas preventivas.


No Brasil, a doença já infectou mais de 200 pessoas no Brasil. No Rio Grande do Sul, são 6 casos confirmados, nenhum na região sul. No mundo, são quase 170 mil pessoas infectadas e mais de 6.700 mortos.

 
bottom of page