top of page

Sindicato Rural entrega sugestões a candidatos a prefeito de Piratini

O Sindicato Rural de Piratini entregou na manhã desta quinta-feira (24) um documento com sugestões de ações aos cinco candidatos a prefeito de Piratini. O presidente da entidade conversou individualmente com cada candidato ao longo da manhã.

Na imagem, da esquerda para a direita: Márcio Porto (MDB), Vitor Ivan Rodrigues (PDT), Marcial Guastucci (PTB), Pedro Stein (PSOL) e Francisco Luçardo (PSDB)

Dentre os principais pontos propostos, estão a aplicação de parte do valor arrecadado com o ITR (Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural) para a manutenção de estradas; uma parceria entre a Prefeitura e o Sindicato para manutenção do Parque da Rural; e o incentivo à participação da sociedade nos conselhos, como o de Meio Ambiente e o de Educação, fomentando a participação democrática.


Segundo o presidente do sindicato, Hugo Lobato, “foi uma ideia da diretoria de apresentar algo que vá ao encontro dos anseios do produtor rural. O sindicato, como uma entidade centenária no município, achou por bem aproveitar o pleito para poder se posicionar dentro do município para tentar alavancar alguma promessa, pelo menos para ter um diálogo depois”.


Confira as propostas:

1) Recuperação e manutenção das estradas rurais; criação de Conselho participativo e deliberativo com a presença do Sindicato Rural e Fundo Orçamentário contando com valores proveniente do Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural - ITR.


2) Convênio entre a Prefeitura Municipal e o Sindicato Rural para manutenção e segurança do Parque de Exposições do Sindicato Rural.


3) Participação do Sindicato Rural no estudo/laudo para formulação dos valores de VTN médio do ITR.


4) Instalação de infraestrutura para o tratamento de esgoto, contemplando a adequada instalação de rede coletora e estações de tratamento de águas residuais, também chamadas de estação de tratamento de esgotos – ETE nas áreas urbanas do município.


5) Instalação de lixeiras/containers nos logradouros, contendo espaços distintos para o lixo orgânico e o lixo reciclável, bem como campanhas de conscientização para que a população separe o lixo;


6) Campanhas de conscientização dos cuidados e responsabilidades dos donos de cães, da necessidade de mantê-los dentro das divisas de sua propriedade, seja no campo ou na cidade.


7) Recolhimento dos cães que estiverem soltos ou abandonados nas ruas, com eventual castração dos mesmos, evitando a sua proliferação, bem como campanhas de adoção para os estes.


8) Manutenção e renovação da patrulha agrícola e redução dos valores cobrados;


9) Investimento na Escola Técnica Alaor Tarouco e adoção na grade curricular de projetos e disciplinas agropecuárias que valorizem o trabalho e o homem do campo;


10) Investimento em segurança pública, tais como: iluminação pública eficiente, cercamento eletrônico e vídeo monitoramento;


11) Investimento no cooperativismo, no empreendedorismo e na captação de novas agroindústrias, bem como parcerias público-privada em projetos do setor;


12) Investimento na estruturação e funcionamento dos Conselhos de Políticas Públicas;


13) Integração de todos os segmentos públicos afetos a área agropecuária para traçar um plano único para o município.


14) Diálogo permanente entre o Prefeito e as repartições públicas municipais com o Sindicato Rural e os produtores rurais, especialmente quando da adoção de políticas públicas importantes para o setor.

bottom of page