top of page

Trabalho e Família – Cultivos que geram bons frutos


Quem chega à feira do Alemão em Piratini ou Pedro Osório e garante seus produtos orgânicos logo cedo, muitas vezes não faz ideia do caminho que é percorrido até ali. E não somente falando em distância.


Ao contrário das grandes empresas, uma feira familiar traz consigo uma história, muitas vezes árdua, mas recompensadora, que reflete no atendimento e na qualidade dos produtos.

E assim é a história da família Bierhals, que começa lá no 1° distrito de Piratini, onde Seu Neldo e Dona Ana constituíram sua família e criaram seus 4 filhos com muito amor, mas também com muito trabalho.


Um dos filhos, Lauro Bierhals, o Alemão da feira – como é conhecido, conta que desde os 7 anos ajudou os pais, e quando não estava na escola, estava fazendo feira ou na lavoura ajudando na colheita. E foi assim até os 20, quando Lauro decidiu se casar com a sua então namorada, Marciane, e montar seu próprio negócio para o custeio da família que formaria.


E foi aos 20, de mudança para Pelotas em busca de um futuro melhor, que Lauro vendeu o que tinha – uma moto ano 83, somando com a ajuda financeira de alguns familiares e seus sogros para conquistar o que precisava para começar: a compra do caminhão para fazer as feiras.


E, no dia 1° de Agosto de 1997, Lauro, acompanhado de Marciane começou a trabalhar por conta própria, seguindo a história da sua família.


A família aumentou. E as produções também. Lauro e Marciane hoje tem 4 filhas – Shaiane, Samara, Sabrina e Samanta. E o campo, que antes era um sonho, hoje é realidade. São 50 hectares de lavoura própria no 5° distrito de Piratini e mais 40 hectares que a família arrenda para criação de gado.


O casal, apesar de ter o ensino fundamental incompleto, sempre incentiva as filhas a buscarem os estudos, uma delas inclusive se aperfeiçoa no segmento da família sendo técnica agropecuária e cursando atualmente o curso de Engenharia Agrícola na UFPel.


A família não conta com a ajuda de empregados, então cada um faz sua parte. Os mais de X tipos de alimentos orgânicos são colhidos sempre às vésperas dos dias de feira, e às 4h o seu Lauro já vai com a família rumo ao destino do dia, parando de trabalhar muitas vezes pós 22h.


A vida de feirante é pesada, mas, trabalhando juntos, a família Bierhals garante que é mais fácil.


“Sucesso é família. Todos trabalhando, unidos. Homem e mulher, andando juntos, de igual pra igual. E, acima de tudo: Deus, pois sem fé nada adianta. Meu sucesso não é só meu! ” afirma Lauro.


O atendimento amigo, o sorriso no rosto e a preocupação em oferecer frutas, legumes, verduras e demais produtos de qualidade também são diferenciais que marcam a família por onde passa. Talvez o mais importante ingrediente nessa ''plantação'' seja o amor. Amor pelos produtos, amor pelo que se faz, amor pela história de gerações de uma família, a família Bierhals.


A Feira do Alemão atende em Pedro Osório nas segundas, terças e quintas e em Piratini nas sextas e sábados.

bottom of page