top of page

Vacinação contra febre aftosa começa segunda-feira

A próxima etapa de vacinação contra a febre aftosa no Rio Grande do Sul começa nesta segunda-feira, 16 de março, e vai até o dia 14 de abril. Todos os bovinos e bubalinos devem ser vacinados.

Os produtores devem comprar as doses em casas agropecuárias credenciadas pela Secretaria de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (SEAPDR/RS) e aplicadas dentro de 5 dias após a aquisição. Após a aplicação da vacina, a imunização deve ser comprovada através da apresentação de nota fiscal de compra e declaração do quantitativo de animais imunizados nas Inspetorias ou Escritórios de Defesa Agropecuária.


Aqueles que não comprovarem a vacinação serão autuados e terão suas propriedades interditadas até regularização dos procedimentos.


Neste ano, a campanha que comumente acontece em maio foi adiantada. O objetivo é mudar o status sanitário do Rio Grande do Sul quanto à febre aftosa, considerando o estado livre da doença e dispensando novas vacinações no futuro


Ouça a entrevista com Marcelo Bardi, médico veterinário da Inspetoria Veterinária de Piratini, sobre a campanha deste ano:



bottom of page