Começou nesta segunda (23/04) vacinação contra Gripe A em Piratini

23/4/2018

 

Piratini começou o ciclo de vacinação contra a Gripe H1N1, a popular gripe A, perigosa e que anualmente faz vitimas fatais também no Rio Grande do Sul.

 

Conforme o secretário municipal de saúde, Diego Espíndola, este ano o município disponibilizará 2.400 doses da imunização,  e como o como sempre ocorre, terá direito a recebe-las inicialmente os grupos prioritários: hipertensos, diabéticos, gestantes, idosos com idade a partir de 60 anos, professores e trabalhadores que atuam na área da saúde.

 

“A partir de hoje, segunda-feira, 23, os postos estão com equipes prontas e aptos a aplicarem a vacina. No dia 12 de maio ocorrerá o que chamamos todos os anos de “ Dia D”, ou seja, todas as unidades abertas em dia atípico para receber os pertencentes aos grupos de risco” , disse Espíndola.

 

Ele entende que a população deve, ao ouvir ou ler nos meios de comunicação, comparecer em maior número possível para, ao receber a aplicação e  dar a sua parcela de contribuição para impedir um surto da doença que é extremamente perigosa e agressiva ao organismo.

 

A vacinação nos cinco distritos da zona rural, o que perfaz um total de sete mil quilômetros, também será, através de oito equipes itinerantes, no dia 12 do próximo mês.

 

Sobre a Gripe A

 

A gripe A provoca sintomas semelhantes ao da gripe comum, como febre, dores no corpo, dor de garganta, tosse e dor de cabeça, por exemplo, porém os sintomas são muitas vezes mais intensos, surgem de forma repentina e perduram por mais tempo. Esta gripe pode ser contagiosa entre 7 a 10 dias, especialmente até 24 horas depois da febre desaparecer.

 

Esta gripe, é causada pelo vírus H1N1 e também pode ser conhecida como gripe suína, consistindo numa mutação do vírus comum da gripe normal, que se manifesta de uma forma mais agressiva e mais intensa e que se espalha muito mais facilmente.

 

Os sintomas principais sintomas da gripe A são muito semelhantes aos de uma gripe comum e podem incluir:

 

1.    Febre acima dos 38 ºC

 

2.    Dores no corpo;

 

3.    Dores de garganta e de cabeça;

 

4.    Tosse;

 

5.    Espirros;

 

6.    Calafrios;

 

7.    Fadiga ou cansaço.

 

Além de destes sintomas e do mal estar constante, também podem surgir diarreia e alguns vômitos, que acabam passando com o passar do tempo. Para ver outros sintomas causados pela Gripe A.

 

 

 

 

Compartilhar
Compartilhar
Please reload

Please reload

  • Grey Facebook Icon
  • Grey Twitter Icon

Nativa FM 94.1 - Todos os direitos reservados © 2020