top of page

Preparativos para 16º Expofeira de Piratini estão sendo finalizados


A Ascar/Emater, uma das entidades parceiras dos organizadores da 16º Expofeira de Piratini, que acontece dias 26, 27 e 28 de outubro no Parque do Sindicato Rural, organizador juntamente como a Cooperativa Sicredi, finaliza seus preparativos para o evento que evidencia principalmente a carne e a lã ovina, culturas que estão entre as principais atividades que geram renda para o homem do campo.


Ben- Hur Farias Martins, engenheiro agrônomo da Emater local, disse que o Concurso de Borregas, que ocorre no primeiro dia da Expofeira, será novamente o principal atrativo, pois nele se atesta a qualidade do rebanho.


“Passamos o ano inteiro junto ao pecuarista familiar fornecendo orientações necessárias para melhorar a produção, e o concurso é o certificado do trabalho feito, já que são realizados teste de micronagem da lã dos animais escolhidos para participar, o que significa a coleta da do produto para análise de espessura, sendo que, quanto mais fina melhor, uma vez que isso valoriza a lã a ser vendida futuramente”, explicou Farias.


Além disso, o agrônomo destacou o Jantar do Cordeiro, que esteve ausente nas últimas edições e agora retorna como atração gastronômica, mas com o dia ainda incerto e a ser divulgado pela organização. O jantar vai difundir, em parceria com o Lions Clube, a carne de ovelha produzida em Piratini.


Por fim, A Feira da Agricultura Familiar que, a partir de 5 de junho deste ano passou a ter mais destaque e espaço ao ter o acompanhamento da Emater e ser realizada desde então na Praça Inácia Machado da Silveira, centro da cidade, será outro atrativo, pois durante os três dias da feira comercializará seus produtos em um amplo espaço com no mínimo vinte estandes.

bottom of page