top of page

Secretário fala das ações de sua pasta durante o Novembro Azul


A Secretaria Municipal de Saúde de Piratini divulgou as ações que o órgão definiu e que já estão em prática para o Novembro Azul, mês que o Ministério da Saúde estimula as pastas em todo o Brasil, realizarem atividades que levem homens, principalmente em idade ou fator de risco, a buscarem a rede disponibilizada pelos municípios na intenção de prevenir a doença.


Para o titular da pasta, Diego Espíndola, novamente as mulheres, enquanto esposas, são preponderantes no trabalho definido para o período especial, uma vez que, elas, através da rotina existente e imposta pelos Agentes de Comunitários de Saúde, são as que mais podem convencer os maridos a fazerem os exames preventivos.


“Eles, os homens, são resistentes, não cogitam cuidar de si, inclusive quando o assunto é este, devido ao exame principal, que é o toque retal, eficaz para detectar tumores, e que ainda é tomado de preconceito por parte da figura masculina, assim, nossos agentes conversam com suas companheiras para que a seguir, estas exponham os argumentos que os levará a fazer o primeiro teste, ou seja, o P.S.A, que é de sangue e indica se há a necessidade ou não de se ir adiante para detectar o câncer”, explica Espindola.


Ele acrescenta que, na tentativa de ter mais homens se prevenindo, a Secretaria decidiu pagar com recursos próprios uma cota extra de testes de P.S.A., que se derem alterados, os pacientes imediatamente serão encaminhados à rede disponível no Sistema Único de Saúde (SUS) para este fim em Piratini, estrutura que Espíndola elogia.


“O que temos hoje à disposição no Hospital de Caridade Nossa Senhora da Conceição, entendo ser a melhor do Estado. São quatro urologistas, especialidade na qual a entidade é referência, que se revezam semanalmente entre consultas e procedimentos cirúrgicos realizados aqui, então entendo que ofertamos uma boa retaguarda”, concluiu.

bottom of page