top of page

São Lourenço do Sul prepara verão com muitas atrações e novidades


As temperaturas já estão altas e a expectativa para a temporada de verão em São Lourenço do Sul cresce com a preparação de estrutura e atrativos pensados em um veraneio prolongado, já que o Carnaval será em março. Por isso, há uma demanda de planejamento da Secretaria de Turismo, Indústria e Comércio para oferecer atrações aos lourencianos e turistas. Os eventos iniciam já no final de novembro e seguem até março, promovidos pela administração municipal, pelo setor privado, entidades e muitas parcerias.


O 1º Trike Lagoa – Encontro de tricicleiros, abre a programação de eventos, nos dias 30 de novembro, 1º e 2 de dezembro, na praça Othon Knuppeln. Já no dia 7 de dezembro será a abertura da temporada do La Barra Sunset, que ocorre nas noites de sextas-feiras ao longo de todo o verão, no triângulo da praia da Barrinha. No mesmo fim de semana, nos dias 8 e 9 de dezembro, ocorrerá o 8º Encontro de Carros Antigos, no Largo Laura Abreu, com atrações culturais e exposição de carros antigos.




Para o dia 28 de dezembro está programada a abertura do Estação Verão Sesc, na praia da Barrinha, com oferta de material esportivo e atrações culturais ao longo da temporada, a qual terá período estendido até o dia 5 de março. Além disso, será aberto o Paradouro Mais Verão SBT, na praia das Nereidas, com duração maior em relação ao ano passado, seguindo até 17 de fevereiro com atrações esportivas, culturais, empréstimos de materiais e recreação, nas sextas, sábados e domingos. São dois atrativos de sucesso que oferecem atividades em diferentes pontos das praias.


Para recepcionar 2019, a Barrinha será palco do Show da Virada com espetáculo pirotécnico de dez minutos, ampliado em relação ao ano anterior e shows de DJ Guilherme e banda Rota Luminosa. A promoção é conjunta entre governo municipal, Associação Comercial e Industrial (ACI/CDL) e Sesc, que também realizam o Festival de Verão que contará com shows musicais ainda em definição nas noites de sábados, no Largo Laura Abreu, de 5 de janeiro até 23 de fevereiro, fim de semana que antecede o Carnaval com programação de 2 a 5 de março.


O veraneio também terá a passagem da Cavalgada Cultural da Costa Doce, com programação de 24 a 26 de janeiro em São Lourenço do Sul, Festa de Iemanjá no dia 1º de fevereiro, Festa de Nossa Senhora dos Navegantes no dia 2 de fevereiro, mesma data da escolha da corte do Carnaval, no Largo Laura Abreu. No dia 16 de fevereiro, a cidade sedia o Circuito Sunset Challenge, na praia das Nereidas, com corridas de 4km, 8km e 12km. Em 10 de março ocorrerá o 3º Circuito Viva RS – Mais Travessia com provas de natação e entre 15 e 17 de março, o 22º Moto Lagoa encerra a programação da temporada de verão.


Além disso, há uma extensa programação esportiva que será realizada pela Secretaria de Educação, Cultura e Desporto e Coordenadoria de Desporto, que instalará o container Verão Mais Esportes na praia das Nereidas para oferecer material esportivo, exercícios físicos e aulas durante a estação.


Parcerias para desenvolver o turismo


O secretário de Turismo, Indústria e Comércio, Luis Carlos Citrini Braga, explica que a programação ainda está em formatação e novas atrações serão adicionadas. Ele destaca o trabalho conjunto do Poder Público com a iniciativa privada e entidades atuando fortemente para o veraneio. “A gestão tem feito um esforço grande para trabalhar em conjunto com a iniciativa privada, entidades, o Conselho de Turismo e ACI/CDL, fortalecendo as parcerias. Juntos encontramos soluções com a sociedade, pois todos podem contribuir, todos tem responsabilidade pelo desenvolvimento. As pessoas precisam entender a importância disso para o desenvolvimento do turismo”, diz o secretário, entusiasmado com as boas iniciativas em crescimento, fruto destas parcerias, consolidando atrativos, criando novos e estimulando o empreendedorismo ligado ao turismo.


Um dos exemplos é o trabalho em conjunto com a ACI/CDL no Centro de Atendimento ao Turista na entrada da cidade. Na praia das Nereidas, a instituição assumirá o quiosque da Prefeitura que será reformado e receberá novas estruturas para atendimento aos turistas com informações, empréstimo de cadeiras, oferta de água quente e erva mate, além de atendimento diário ao público.


A ACI/CDL tem se dedicado a esta área através de seu Setorial de Turismo, que além de participar do planejamento da temporada e desenvolver uma série de ações, está criando para o verão 2018/2019 o “Passaporte Turístico”. A proposta é que o visitante receba o passaporte com várias opções de visitação. A cada visita nos empreendimentos, o passaporte recebe carimbo e o turista tem benefícios, como descontos e brindes, por exemplo. Com dez ou mais carimbos, ele receberá um certificado de que visitou todos os pontos indicados na Terra de Todas as Paisagens.


O lançamento, como explica a empresária Edvania Loss, integrante do Setorial de Turismo da ACI/CDL, será em dezembro, mas ela adianta que a instituição está preparando, também, um mapa turístico para ser distribuído aos visitantes nos empreendimentos participantes do passaporte e nos dois Centros de Atendimento ao Turista, na entrada do município e na praia. Os visitantes receberão formulários para serem preenchidos com objetivo de que seja traçado um perfil do turista, contribuindo para definição de ações futuras.


Já o Conselho Municipal de Turismo (COMTUR) vem trabalhando desde o início do ano com o Poder Público na busca por soluções e sugerindo ações que serão colocadas em práticas. Algumas ocorrerão ainda neste veraneio e outras no próximo, as quais envolvem questões do Camping, rodoviária, terminal turístico, taxa de ônibus, limpeza, infraestrutura, entre outras.


“Não há recursos para tudo, mas trabalhamos com o que temos, ajudando a administração e os próprios empresários do turismo que querem e tem contribuído”, reflete a presidente do COMTUR e turismóloga, Fabiane Peters, confiante em uma grande temporada, assim como Edvania Loss, que só vê crescer as reservas em sua pousada e sabe que o mesmo se reflete nos demais empreendimentos. Para algumas datas, como Ano Novo, se ainda há leitos vagos, são muito poucos.


Limpeza e infraestrutura


A Prefeitura tem uma preocupação especial quanto à infraestrutura e limpeza durante o verão. Por isso, haverá aumento de oferta de banheiros químicos, cuidados com a limpeza das praias e da área de balneário, incluindo os bairros, instalação de novas lixeiras, além de reformas nos banheiros da praia das Ondinas e na praça do Jacaré, na Barrinha.


Além disso, serão instalados pergolados em alguns pontos das praias, haverá um trabalho especial de manutenção das ruas e o asfalto da Barrinha será recapeado para acabar com os buracos. Já o Camping Municipal, que costuma lotar com o calor da estação, será aberto aos veranistas em meados de dezembro.


Novas opções de lazer


O setor privado está investindo para fazer mais um grande verão. Além da preparação de todo o trade do turismo, algumas iniciativas darão aos veranistas novas opções de lazer. Uma delas é o parque aquático Catellus Club, que será inaugurado para a temporada na ERS-265, rodovia que liga a zona urbana a BR-116. A estrutura tem quatro piscinas, tobogãs, bar molhado, áreas de recreação com o chimarródromo e contato com a natureza.


Outra novidade que envolverá belezas naturais e história será um novo passeio turístico de escuna, que levará o visitante pelo arroio São Lourenço ao som de violino e violão ao vivo até a fazenda do Sobrado, onde será apresentada a história da estância que pertenceu a Don’Anna, irmã do general Bento Gonçalves. No casarão, o convite será para uma viagem no tempo, na Revolução Farroupilha, com jantar na sala de reuniões em que muitas vezes Bento Gonçalves recebeu convidados.


O jantar de culinária gaúcha também será acompanhado por música ao vivo e danças típicas com bailarinos que irão interagir com os visitantes. O passeio do “Do Violino à Estância”, será lançado no dia 22 de novembro e inclui transfer do hotel até o atracadouro da escuna em um ônibus da década de 1970. “É um

a experiência, uma oportunidade de vivência para que as pessoas percorram o caminho que Bento Gonçalves fazia com as tropas para chegar até a casa de sua irmã. Pela primeira vez o arroio São Lourenço será explorado em um roteiro que tem ainda o belo pôr do sol”, conta Fabiane Peters, idealizadora do passeio.


Na praia da Barrinha, que já passou por uma grande transformação no veraneio passado, a novidade agora será o Barra Parque que inaugura nesta sexta-feira (16). O espaço reúne gastronomia, moda, tecnologia, bem estar e música, com empreendimentos variados em food trucks e containers em frente à praia. O espaço conta com praça de alimentação, que terá shows musicais nas quintas e sábados ao longo do veraneio, assim como nesta noite de inauguração.

containers em frente à praia. O espaço conta com praça de alimentação, que terá shows musicais nas quintas e sábados ao longo do veraneio, assim como nesta noite de inauguração.

bottom of page