top of page

Luiz Mandetta será o ministro da Saúde

Deputado federal pelo DEM-MS é médico ortopedista e era cogitado para assumir a pasta

O presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL) anunciou nesta terça-feira o deputado federal Luiz Henrique Mandetta (DEM-MS) para assumir o Ministério da Saúde a partir de janeiro. O parlamentar já era cogitado para assumir a pasta e chegou a se reunir com Bolsonaro no início deste mês.


O futuro ministro é médico ortopedista e foi secretário de Saúde de 2005 a 2010 em Campo Grande (MS), sua cidade natal. Também trabalhou no Hospital Militar, onde serviu como médico militar. Como tenente, esteve no 20° Regimento de Cavalaria Mecanizada, e atuou no Hospital Geral do Exército.


Ao cogitar o nome do deputado para a Saúde no início do mês, Bolsonaro afirmou que o futuro ministro “tem que tapar os ralos que existem na saúde, tem que racionalizar, porque não tem como investir mais na saúde. Já estamos no limite dos gastos em todas as áreas”.


A confirmação veio após reunião do presidente eleito com parlamentares da Frente Parlamentar da Saúde, representantes das associações das Santas Casas e outras associações médicas, que apoiaram o nome de Mandetta para o Ministério. O futuro ministro chegou ao gabinete de transição no Centro Cultural do Banco do Brasil (CCBB) no início da tarde para se reunir com Bolsonaro.


Mandetta tentou evitar a imprensa. Com a ajuda do deputado federal Efraim Filho (DEM-PB), o futuro ministro entrou com um grupo de assessores parlamentares.

bottom of page