top of page

Piratini terá programação especial no Dia do Patrimônio


Programação inclui exposição de desenhos do artista Franciel Lucca

Neste final de semana, museus de Piratini terão programação especial alusiva ao Dia do Patrimônio, comemorado em 17 de agosto. A data, instituída em 1998, homenageia o advogado, escritor e jornalista Rodrigo Melo Franco de Andrade, que foi o primeiro presidente do IPHAN, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, entre 1937 e 1967.


A programação começa na sexta-feira, dia 16, no Palácio do Governo, o Museu Barbosa Lessa, às 18h com a exposição fotográfica Linha Farroupilha, da piratiniense Luizi Saleh. Às 19h o Grupo de Artes Encenação apresenta A morte de Bento Gonçalves, seguida da exposição A história dos brasões do Rio Grande do Sul.


Também na sexta-feira, serão acendidas as luzes coloridas que vão iluminar 12 prédios do centro histórico, seguindo a Linha Farroupilha, até o dia 23 de setembro.


No sábado, as atividades começam às 14h no Museu Histórico Farroupilha, com apresentações artísticas de bandas marciais e do DTG Ruy Ramos e com abertura da exposição do artista Franciel Lucca que retrata prédios históricos de Piratini com desenhos em tinta nanquim. A exposição vai até o dia 30 deste mês.


Durante o domingo, o Museu Farroupilha terá as tradicionais visitas monitoradas, com o diferencial de frisar em curiosidades sobre o prédio que sediou o Ministério da Guerra.

bottom of page