top of page
  • G1

Líder do governo na Câmara apresenta lista para tornar Eduardo Bolsonaro líder do PSL


O líder do governo na Câmara, deputado Major Vítor Hugo (PSL-GO), anunciou nesta quarta-feira (16) que 27 dos 53 deputados do PSL assinaram um requerimento para tornar o deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) novo líder da bancada. Eduardo é filho do presidente Jair Bolsonaro.


Logo em seguida, porém, o deputado Delegado Waldir (PSL-GO) apresentou uma lista com 31 de assinaturas para retomar a liderança. Somadas, as duas listas continham 58 assinaturas, cinco a mais que o número de deputados do partido.


Delegado Waldir é ligado ao presidente do partido, Luciano Bivar, e tem feito críticas públicas a Bolsonaro, afirmando, por exemplo, que o presidente da República tem pressionado deputados a destituí-lo da função.


"Acabamos de protocolar um pedido para a troca de líder do PSL. Foram 27 assinaturas. Por decisão da maioria dos deputados federais do PSL, nós indicamos o futuro líder do PSL deputado Eduardo Bolsonaro", afirmou o deputado Major Vitor Hugo, ao anunciar que parte da bancada preferia de ter o filho do presidente no posto de líder.


Pelas regras internas da Câmara, a escolha do líder partidário é oficializada por documento endereçado ao presidente da Casa, atualmente Rodrigo Maia (DEM-RJ). O documento deve ser assinado pela maioria absoluta dos integrantes da sigla.


Cabe ao líder, por exemplo, orientar os votos da bancada e negociar com os deputados os projetos de interesse do partido.


"[Os deputados] decidiram [trocar o líder] em função de todo o tensionamento que tem acontecido, em função dos posicionamentos do líder anterior do PSL, que contrariava as orientações do governo, que colocava em dúvida a transparência do partido, que atacava membros do partido de uma maneira desmedida", afirmou Vitor Hugo.


Discurso de Eduardo Bolsonaro Logo após a lista ter sido entregue por Vitor Hugo, Eduardo Bolsonaro se pronunciou como novo líder, afirmando que deveria ficar no cargo até dezembro.


"Inicialmente, eu não queria ser líder, mas é o nome em que tem a maior convergência dentre os deputados e, dessa maneira, o meu compromisso aqui é ficar até dezembro, oportunidade em que, em princípio, nós teremos eleições no partido para escolher o líder a partir do ano que vem", declarou.


"Muitos deputados foram retirados de comissão, ocorreu uma retaliação e pareceu que estava se fazendo política com o fígado", acrescentou.


Questionado sobre a intenção do presidente Jair Bolsonaro de indicá-lo para Embaixada do Brasil nos Estados Unidos, Eduardo Bolsonaro respondeu: "Todos os temas, como embaixada ou viagem agora para a Ásia, são temas secundários. A gente está aqui para cuidar dos nossos eleitores. O meu foco é ajudar o país".


Atual líder O deputado Delegado Waldir (PSL-GO) ocupa o posto desde o fim de 2018. Horas antes do anúncio do deputado Major Vitor Hugo, Waldir acusou Jair Bolsonaro de pressionar deputados a destituí-lo da liderança da bancada, o que, para ele, representaria uma interferência do Executivo no Parlamento.


A crise interna do partido se tornou pública na semana passada, quando Bolsonaro sugeriu a um apoiador "esquecer" o PSL porque o presidente do partido, Luciano Bivar, estava "queimado para caramba".

bottom of page